x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.046

Comprovação de renda MEI e autônomos

Juliana Ribeiro

Juliana Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 1, Recepcionista
há 8 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 15:01

Olá, meu nome é Juliana.
Tenho uma dúvida quanto a comprovação de renda de autônomo e MEI.
Gostaria de ter uma orientação, pois não tenho muito conhecimento na área e preciso de ajuda. Tenho prazo para entregar os documentos para fazer a matrícula na faculdade (no caso, de ação afirmativa por renda familiar igual ou menor de 1,5 salário mínimo) .
Já tive contato com a contabilidade que trata da PJ do meu pai, porém não me ajudaram.

Agradeço atenção.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 16:02

Boa tarde Juliana!

A comprovação do Autônomo que não é MEI, dá-se por meio do DECORE (que comprova a renda mensal) e da DIRF (que comprova a Renda ANUAL) emitidos pelo contador responsável.
As empresas que pagam Autônomo também declaram na DIRF esse pagamentos, onde a Receita Federal faz a confrontação.

O MEI não tem a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais quando efetua vendas/serviços com pessoas físicas dentro do estado, pois se for com Pessoa Jurídica ou operação interestadual ele tem que emitir nota fiscal.

De qualquer maneira, o Contador pode emitir um DECORE com a renda mensal de seu pai, que é um documento válido em todo o território nacional.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.