x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 22

acessos 73.386

Contabilidade agência de viagens

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2008 | 10:50

Bom dia Amigos.


Recebi um questionamento em meu e-mail vou colocar aqui para conhecimentos dos amigos.

Bom dia Luiz José!!!

Sou contadora formada pela PUCRS em 2002, porém trabalho na área à pouco tempo e descobri o fórum à poucos dias.

Estou tentando me cadastrar, porém o site não esta aceitando novos usuários, então localizei seu email, e como moderador, talvez possa me ajudar ou até encaminhar minha pergunta a outro moderador que possa.

Trabalho com meu pai em um escritório de contabilidade, e temos como cliente uma agência de turismo que nunca havia feito contabilidade.

A agência presta serviço exclusivamente no campo da intermediação(vende em nome de terceiros) passeios e viagens.

Eles possuem conta jurídica, onde os terceiros depositam valores para que a agencia retire sua comissão e devolva o restante. A receita da empresa é somente a comissão retida, e ao final do mês é emitida uma nota para cada terceiro com o valor total das comissões do mês.

Creio que o correto seria abrir uma conta cliente para cada terceiro, onde o saldo ao final do mês ficaria credor exatamente no valor da nota emitida das comissões, então eu lançaria esse valor a debito na conta cliente(AC) e a credito na conta de receita de comissoes (DR) zerando o saldo, correto????

O problema é que meu cliente não tem controle nenhum sobre o saldo dessas contas, não sabem me informar o saldo delas no final de 2007. Como faço o balanço de abertura? ? Começo a lançar os valores do extrato sem ter um saldo inicial??? Essas contas nunca irão zerar e hora terão saldo credor, hora saldo devedor, posso fazer dessa forma???

Desde já agradeço a atenção e aguardo uma resposta.

É isso ai vamos ajudar nossa amiga.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
David R. S. Soares

David R. S. Soares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2008 | 11:15

Faço a contabilidade em uma corretora que faz a intermediação de seguros, a corretagem, tendo como receita a comissão também, sendo semelhante a esse serviço da agencia.

Na corretora fazemos assim:

Vendem-se os seguros, em cima da venda diária, aplica-se o percentual de comissão.

contabilizamos diáriamente

D - Clientes- AC
C - Receita de comissões

Sendo uma conta para cada empresa de seguros.

Ex: 01/01/0x

Venda diária. R$100

D - R$100 - Serguro Viva Vida - AC
C - R$ 100 - Seguro viva vida - Receita

pelo recebimento -

D - Banco/caixa - AC
C - Seguro viva vida - AC

no final do mês, emiti-se a notal de comissão no valor do saldo da conta de receita, que, também, vai ser o mesmo valor da conta do cliente no Ativo.

Que é exatamente como ela acha que deve ser.

Sobre o saldo das contas, pelo menos a de receita, você pode solicitar o extrato de comição junto a empresa de passagens (terceira0. que muito provavelmente eles têm esse controle.

no mais, infelizmente tem que fazer o levantamento do balanço manual mesmo, verificando as notas do imobilizado, folhas de pgto, todos os extratos, olhar contrato social para compor o saldos do balanço.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2008 | 13:04

Boa tarde a todos.

Com relação ao balanço de abertura, nosso preclaro amigo Claudio Rufino, postou neste link como fazer um levantamento neste termos, mas isto não impede que outros colegas deixe aqui sua ajuda sobre o assunto, inclusive indicado links, uma vez que nossa amiga não pode fazer pesquisa.

Abraços a todos

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Cleia Pires

Cleia Pires

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2008 | 18:12

Boa tarde


Faço contabilidade de agencias de turismo a alguns anos e em relação a controle dos valores a receber de clientes ou a pagar a fornecedores a maioria não tem controle algum

Fazemos a contabilização da segunte forma:
Vamos supor que a venda ao cliente foi de R$ 1.000,00 e a agencia terá uma receita de comissão de 10% sobre o valor da venda:

Pelo recebimento do cliente:
D: banco / caixa
C: cliente a receber
Valor: 1.000,00


Pelo pagamento aos fornecedores:
D: fornecedores a pagar
C: banco / caixa
Valor: 900,00 (normalmente no pagamento ao fornecedor já é abatido o valor da comissão)


Pela emissão da nota fiscal de receita:
D: fornecedores
C: receitas com comissão
Valor: 100,00


Note que depois destes lançamentos ao emitir o razão destas contas teremos a conta de clientes credora e a de fornecedores devedora no valor de R$ 1.000,00

O que falta agora é o relatorio de vendas para que fosse feito os lançamentos de provisão:
D: Clientes
C: Fornecedores
Valor: 1.000,00

Normalmente é dificil conseguir esse relatório, então fazemos a provisão com base no valor de comissão emitida no mê, ou seja, levamos em consideração sempre que a comissão seja numa base de 7% a 10% e fazemos a seguinte conta:

valor da comissão dividido por 10%
100,00 / 10% = 1.000,00

Jose Eugenio Sommavilla

Jose Eugenio Sommavilla

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 09:24

Na empresa onde trabalho, além de vender passagens aéreas, hotéis, etc, a empresa também vende seus próprios produtos do tipo: excursões internacionais e nacionais, passeios de barco individual e em grupo.

Nestes casos os clientes adiantam o valor e depois a empresa repassa para as cias aéreas, hotéis, certo? Existem as faturas das cias aéreas chamadas de "Copets" que são a cada decêndio. Não teríamos que primeiro lançar em uma conta de "adiantamento de clientes" no passivo circulante para depois com estas Copets e NF de hotéis dar baixa nesta conta?

Veja o exemplo:

Pelo recebimento do cliente:

D - Banco/caixa (AC)
C-Adiantamento de Cliente (PC)


Pela cobrança das cias aéreas/ hotéis, etc.

D - Adiantamento de cliente (PC)
C- fornecedor (Cias Aéreas/ hotéis, etc.) (PC)

Pelo pagamento:

D- Fornecedor (Cias Aéreas/hotéis, etc) (PC)
C-Banco/caixa (AC)

Este esquema de lançamento é devido que sempre as Agencias estão recebendo valores de clientes e estes valores não são repassados dentro do mês, ficando sempre um saldo na conta de adiantamento de clientes até que as Cias aéreas e hotéis emitam a NF de cobrança e enviem para pagamento.

Quanto aos produtos próprios, penso que também deveriam ser lançados em uma conta de adiantamento, pois existem parcelamentos de uma viagem,exemplificando:

Pelo recebimento do cliente das parcelas de uma excursão:

D- Caixa/Bancos (AC)
C- Adiantamento de Cliente (PC)

Pelo pagamento a hotéis:

D- Serviços em elaboração (Serviços a serem entregues) (AC)
C- Caixa/bancos (AC)


Quando o produto é entregue, ou seja, a excursão partir (entrega do produto):

D- Adiantamento de Cliente (PC)
C- Receita de excursões (DRE)

D- Custo de excursões (DRE)
C- Serviços em elaboração (Serviços a serem entregues) (AC)

Funcionaria semelhante a uma industria. Enquanto o produto não for entregue, todos os custos ficariam em uma conta de estoques que poderíamos chamar de Serviços em elaboração. Após a saída das excursões esta conta deveria ser baixada para custos e os valores recebidos como adiantamento, baixados como receitas.

Está correta esta forma de pensamento?


Priscila Duarte Rodrigues

Priscila Duarte Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2009 | 14:15

Boa Tade,

Já li 3 vezes todos os comentários do tópico mas sinceramente não consigo entender, nunca fiz a contabilidade duma agência.
Essa nos manda um relatório de recebimentos e pagamentos, com as notas fiscais em anexo.
Pelo que entendi os pagamentos lanço D-ADIANTAMENTO CLINTES
C-CAIXA
E os recebimentos D-CAIXA
C - ADIANTAMENTO DE CLIENTES
Mas ai fico mais confsa ainda pois essa conta "adiantameno de clientes" nunca zera??
E tem tb alguns documentos que eles enviam que são folhas timbradas da própria agência de turismo com valores referentes a comissão, porém no meu plano de contas não tenho nenhuma conta relacionada a comissões.


Nota da moderação:
Texto editado para suprimir o trecho falando que o assunto é "urgente", o que é contra as regras internas

Cleia Pires

Cleia Pires

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2009 | 21:30

Priscila,

O que acontece é o seguinte:
Nesse relatório de recebimentos normalmente já estão inclusos os valores das comissões, por exemplo:
Recebimento de clientes pela venda do pacote : 1.000,00
Pagamento aos fornecedores: 900,00
Comissão: 100,00

Se você usar todos os lançamentos na conta de adiantamento e não fizer o lançamento da comissão (receita da agência) contra essa conta também essa conta nunca vai zerar.
Outra coisa muito comum nas agências de viagens é que nem sempre eles emitem notas fiscais para todas as comissões, então a tendencia dessa conta é nunca ficar com saldo correto.

Na realidade o que esta faltando e acho muito dificil de você conseguir também seria o relatório onde você estaria "provisionando" essas vendas e depois com os recebimentos/pagamentos efetuar as baixas.

Tente contabilizar como no exemplo que eu deixei na resposta acima, acredito que seja a forma mais facil de você conseguir fechar a contabilidade da agência.

Cléia

Alessandro de Moura Pimentel

Alessandro de Moura Pimentel

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 11:35

Olá pessoal. Sou "meio que novo" no forum e passei para agradecer e dizer que este tópico me ajudou muito, pois as explicações foram bem claras e simples. Mas tenho um dúvida e caso alguém saiba respondê-la agradeço muito.
Como fica a parte de nota fiscal para estes serviços, no caso de esta agência montar um pacote de viagem personalizado, receber todo o valor do cliente que está fazendo a compra e depois pagar aos fornecedores dos serviços (hotel, empresa aérea, translado, etc), tendo seu lucro em cima?
Como fica a parte de nota fiscal se esta mesma empresa somente intermediar a negociação, ou seja, montar o pacote personalizado, receber o valor do montante direto do cliente e repassar aos fornecedores dos serviços (hotel, empresa aérea, translado, etc), descontando a comissão?
Desde já agradeço a atenção.

Cleia Pires

Cleia Pires

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 12:34

Alessandro, vamos ver se consigo te ajudar....
Para o cliente ele pode emitir uma fatura ou um contrato com o valor total do pacote de viagem, essa fatura não será tributada pela agência de viagens, neste caso serve mesmo para registrar a venda.
Normalmente as agências de viagens utilizam um programa especifico onde ela consegue emitir essas faturas com os dados dos clientes e da venda do pacote de viagem.
A nota fiscal ele vai emitir contra os fornecedores (hotel, cia aerea, consolidadoras, etc) com o valor da comissão dele, independente de já ter sido descontada ou não do valor que ele tem a pagar ao fornecedor.

Alessandro de Moura Pimentel

Alessandro de Moura Pimentel

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 12:40

Muito obrigado pela orientação, mas como fica o cliente? Ela não vai receber nota fiscal? Ou os prestadores de serviço terão que emitir cada um sua nota fiscal a favor do cliente que fechou o pacote com a agência? Ou somente o contrato ou fatura que o senhor mencionou já basta para o cliente?

Cleia Pires

Cleia Pires

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 13:09

Oi Alessandro...que o senhor mencionou não....que a sra. mencionou...rs
O cliente não recebe nota fiscal não, pois se a agência emitir nota fiscal para o cliente ela tem que tributar o valor do pacote de viagem e a receita dela é somente a comissão pela intermediação da venda.
Enfim tanto o bilhete de passagem como a reserva do hotel são feitas em nome do cliente o que já pode ser considerado um comprovante, normalmente as agências emitem a fatura ou um contrato somente para que o cliente se sinta mais seguro e no caso de cliente PJ eles também precisam de um documento hábil que justifique o pagamento, neste caso a fatura que a agência irá emitir.
Cabe lembrar também que no caso de intermediação de venda de bilhetes aereos a agência recebe a tal Taxa D.U. e não comissão sobre as vendas.
Pelo que percebi vc não tem muita experiência na parte contabil e fiscal de agências de turismo, existe um blog chamado Bastidores do Turismo lá vc consegue bastente informação sobre agências de viagens.

Alessandro de Moura Pimentel

Alessandro de Moura Pimentel

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 13:18

Olá, me desculpe, mas digitando correndo às vezes como alguma letras ou troco de posição. Muito obrigado pela orientação e a dica do site. como comentou não tenho muita experiência com agência de turismo e me receio era por cnta de haver alguma particularidade por este tipo de serviço intermediar vendas de empresas grandes. Mas se é um procedimnto como outro qualquer, creio que não vou ter muita dificuldade para me inteirar aos poucos e com o tempo, ainda mais contando com a ajuda do pessoal deste fórum.
Novamente muito obrigado pela ajuda e desculpe a troca do senhora por senhor.

Marcelo Morelles

Marcelo Morelles

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 15:44

Boa tarde amigos. Preciso da ajuda de voces. Temos um novo cliente (agencia de viagens) que é o nosso primeiro nessa área. O problema é que o antigo profissional que trabalhava para eles nunca fez escrituração (Livro Diário) alegando que pela empresa ser cadastrada no Simples e ser uma Agencia de Viagens estava isenta de tal procedimento. Gostaria de saber se alguém poderia me dar uma luz sobre esse assunto ou onde poderia encontrar alguma matéria a respeito. Desde já agradeço.

Cleia Pires

Cleia Pires

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 17:40

Marcello, de fato as empresas tributadas pelo simples não estão obrigadas a manter escritruração do livro diario e sim do livro caixa, independente de ser agencia de viagens ou não. Nesse caso você terá que com base nas informações que conseguir da empresa e do antigo contador montar um balanço de abertura e dar inicio na escrituração do livro diario.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 14:25

Boa tarde, Cléia


Marcello, de fato as empresas tributadas pelo simples não estão obrigadas a manter escritruração do livro diario e sim do livro caixa, independente de ser agencia de viagens ou não

Uma ressalva:
As microempresas e empresas tributadas pelo lucro presumido não estão bem "desobrigadas" de manter a contabilidade. Tal concepção é capciosa e aplica-se somente junto ao fisco.

Por intermédio de Leis ordinárias, complementares ou até mesmo Instruções Normativas expedidas pela Receita Federal do Brasil, as microempresas e as empresas tributadas pelo lucro presumido podem substituir os registros contábeis pela escrituração regular do livro caixa (inclusive a movimentação bancária), todavia, isto é facultado(opcional, não obrigatório) somente pelo fisco, o que significa que a apresentação do livro caixa só será útil em processos administrativos, tipo em apresentação em ações fiscais ou para fazer parte de processos (também administrativos) de impugnação de débitos.

Portanto, conforme determina a Lei 10.406/2002 (Arts. 1.179 a 1.195) - Código Civil - a manutenção da contabilidade completa é obrigatória a todas as empresas (exceto os MEI) , independentemente de seu regime de tributação, de modo que estes registros serão aceitos em todas as causas cíveis (falência, recuperação judicial, causas trabalhistas, ações indenizatórias, etc.).


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marcos

Marcos

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2011 | 10:26

Bom dia a todos...

Estou para abrir uma agência de turismo e gostaria de entender o mecanismo de contabilização da mesma...
A minha dúvida consiste exatamente, como disse a colega Cleia Pires Bergami, no caso de não emitir a nota fiscal para recebimento da comissão junto à Operadora de Turismo.... Pelo o que eu sei o modo correto é sempre emitir a nota fiscal para comprovação dos recebimentos... caso da não emissão eu estaria criando um caixa "paralelo"? É isso mesmo? Esse valor não poderia transitar na conta corrente da empresa? Neste caso a conciliação bancária não fecha?
Desculpem a minha ignorância... é que tenho conhecimento que grandes operadoras de turismo não exigem a nota fiscal para recebimento das comissões e eu gostaria de agir de forma correta e realmente emitir as notas fiscais, mesmo tendo que pagar os tributos. Quero começar sem dor de cabeça e total controle da empresa...
Marcos

Cleia Pires

Cleia Pires

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2011 | 14:16

Marcos....

O que você não emite nota fiscal é o valor total recebido do cliente pela venda do pacote de viagens, nesse caso você emite somente um contrato, fatura ou recibo para formalizar a venda.
A nota fiscal emitida é pelo valor recebido da comissão, que é o valor recebido do cliente menos o valor pago aos fornecedores.
A receita de uma agência de viagens é a intermediação, ou seja, a comissão, portanto caso emita nota fiscal do valor recebido do cliente você estará bitributando sua receita.

CARLOS EDUARDO GOMES DE ALMEIDA

Carlos Eduardo Gomes de Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 15:02

Bom o maior problema e que a maioria dos clientes exigem a nota no valor que eles estão pagando a agencia. Tenho uma empresa que vai fazer um evento no Valor de 400.000,00 só que apenas 30.000,00 e á receita dela imagine emitir a nota no valor de 400.000 e pagar encargos sobre ela é complicado . Gostei da dica do contrato da Sr Cleia Pires. Se possível poderia me encaminhar se tiver o modelo desse contrato que ira caracterizar o recebimento do valor total. . Acho que a legislação poderia ser mais clara a respeito disso

Obrigado

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 11:49

Bom dia, Cleia Pires Bergami


Por favor, assim que puder envie este material para a moderação para ele ser anexado a este tópico e com os devidos créditos a você.

Aos demais participantes do Fórum Contábeis informo que este tópico será mantido fechado até o material em discussão ser recebido.


Obrigado

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.