Fernando Bernardo,
1- Como a igreja deve se portar mediante a dificuldade de adquirir
nota fiscal e recibo referente aos seus gastos? Se houver um gasto e não tiver como comprovar mediante nota fiscal, o que fazer? como contabilizar?
É um pouco complicado esta questão, pois ainda é muito comum as empresas venderem e não emitirem a NF, mas o procedimento mais correto a ser adotado pela igreja é a exigência das NF's para comprovar os seus gastos.
Não faço a
contabilidade de igrejas, mas faço de associações. Também deparamos com este problema, mas eu sempre oriento a exigir a NF. Se a empresa não tiver a NF, é melhor não comprar.
Caso a associação não "pegar" a NF de sua compra, ela incorre em dois problemas graves:
1º Desconfiança dos associados perante a administração da associação. Na prestação de contas se faz necessário de documentos hábeis, como a NF, ao invés dos simples recibos ou "Notas Brancas".
2º Se não exigir a NF, a associação está contribuindo para a sonegação de impostos, e isto é inadmissível para uma associação, principalmente para as de fins sociais.
2- Quanto aos dízimos e as ofertas, é necessário entregar recibo para os membros?
O melhor mesmo é fazer um recibos dos dízimos recebidos, de preferença em duas vias com a assinatura do tesoureiro da igreja e do membro que contribuiu.