x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 54.046

Caixa muito alto! O que fazer?

DIANA

Diana

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Domingo | 31 janeiro 2016 | 21:38

Olá boa noite, estou com um problema com uma empresa que estou fazendo a contabilidade esta empresa veio sendo fechada desde 2012 com caixa muito alto em 2015 está com 5 milhões queria tentar resolver sem arrumadinho tudo dentro da lei vi que para corrigir teria que usar a conta de exercício anterior com a conta de lucro ou prejuízo mas estamos falando de milhões e com isso irá modificar o resultado e imposto, queria corrigir no fechamento de 2015 sem ter que refazer os anos anteriores nem que eu fizesse a nota explicativa referente aos anos pois já foi enviado balanco para junta, se alguém puder ajudar. Grata


Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2016 | 07:31

Bom dia Diana!

Mas você sabe explicar o motivo do caixa estar tão alto assim?

Por favor dê mais detalhes para que apossamos te ajudar.





Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
LUIZ DE MACEDO

Luiz de Macedo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2016 | 08:53

Bom dia!

A explicação do caixa muito alto, costuma ser pelo fato de não pagamento de fornecedores. Se confirmar o fato, o correto é pedir um relatório de fornecedores para o cliente, para você fazer a baixa dos mesmo efetuando o pagamento pelo caixa.

Att. Luiz de Macedo

O grande mudança de nosso país está em nossas mãos profissionais contábil.
DIANA

Diana

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2016 | 13:51

Eduardo e Luiz sim na verdade esta empresa tem um faturamento alto como também compra muito mas analisando a despesa ainda é pouco para faturamento como também o lucro distribuído pouco para o resultado a questão do fornecedor ele não esta devendo d+ sabe, queria uma solução para eu fechar com um caixa mais baixo pois não existe este dinheiro em caixa.

Alex

Alex

Bronze DIVISÃO 5, Agente Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2016 | 14:04

Isso pode ser erro de lançamentos que vem de anos anteriores, também tenho duas empresas aqui com o mesmo probleminha em milhões, vou ver como vamos arrumar aqui, e de mando uma mensagem, ok.

LUIZ DE MACEDO

Luiz de Macedo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2016 | 08:06

Bom dia!

Normalmente o que fazemos quando esta alto assim é transferir uma parte desse valor para Clientes/Duplicatas.

Att. Luiz de Macedo

O grande mudança de nosso país está em nossas mãos profissionais contábil.
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2016 | 09:06

Bom dia Diana,

Se não é fornecedor ou erro de lançamento, é a falta de distribuição de lucros (o sócio retira mais do que passa para a contabilidade) , ou despesas contabilizadas abaixo das realmente incorridas pela empresa (despesas sem documentação hábil para lançamento contábil). Também poderia ser o lançamento dos recebimentos das vendas não estarem corretos, ou faltam a parte das perdas com recebimento.

Esse é um grande problema de empresas que tem a contabilidade meramente para atender o fisco. A solução seria realmente transferir esse saldo para ajustes de exercícios anteriores e depois jogar para lucros acumulados. Não ser que venha de erro, ai terá que analisar se deve mexer na conta lançada errada ou fazer o ajuste em lucros acumulados.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2016 | 14:23

Boa tarde Diana!

Bom, agora com suas explicações dá par t uma idéia do que está acontecendo com sua contabilidade, e corroborado com as respostas dos colegas acrescento:

1 - Você terá que analisar os balanços dos 5 anos anteriores (2010 até 2015), em todas as contas praticamente, mas principalmente as contas Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Estoques, Receita de Vendas, Fornecedores, Despesas Gerais;

2 - Caso você não encontre nenhum lançamento suspeito (tipo Débito referente à vários créditos), você vai analisar os resultados anuais (os Lucros e Prejuízos, ano à ano), pois pode sim ter realizado distribuição de lucros sem ter contabilizado os mesmos;

3 - Ainda assim, persistindo o saldo do caixa Alto e não tendo explicações plausíveis, solicito que você procure a contabilidade anterior ou o depto. jurídico da empresa para a tomada de decisão de como ajustar o saldo ao valor correto que você tem hoje.

4 - Ajustes de Exercícios Anteriores vai gerar um lucro para a empresa, que dependendo do Regime tributário, poderá inviabilizar financeiramente falando.


Poste novamente tendo mais dúvidas

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2016 | 08:40

Bom dia Eduardo Molinari,

Vai gerar prejuízo... Pois vai ser um lançamento assim:

Saldo de Caixa - R$ 10.000,00

Lançamento de ajuste contra o lucro:
D- Ajuste de Exercicios Anteriores (conta transitória) - R$ 9.000,00
C- Caixa e Equivalentes de Caixa (A) - R$ 9.000,00

D- Lucros Acumulados (PL) - R$ 9.000,00
C- Ajuste de Exercicios Anteriores (conta transitória) - R$ 9.000,00

Novo Saldo de Caixa - R$ 1.000,00

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.