x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 5.395

Ajuste de Exercícios Anteriores

Freezercont

Freezercont

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 12:08

Bom dia,


Pessoal estou com uma Dúvida, sevam foi verificar na conta veículos e percebi que tem o seguinte Lançamento:

D- Veículos R$ 72.000,00

C- Ajuste de Exercícios Anteriores R$ 72.000,00


Minha dúvida é o seguinte, esse lançamento está correto ? já que a conta Exercício Anteriores e uma conta de resultado e não patrimonial.

e se o saldo do Veículo for menor como a justo com essa conta Exercícios Anteriores /


Obrigado

DAVI JOB GALATTI CALVI

Davi Job Galatti Calvi

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 15:41

Pelo meu entendimento, esse lançamento foi feito para aumentar a conta de veículos em mais 72.000,00, então não vejo erro no lançamento !

Só que em 31/12/xxxx terá que fazer outro lançamento:

D: Ajuste de Exercícios Anteriores
C: Lucros/Prejuízos Acumulados

Consequentemente a conta de Ajustes irá zerar.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 17:04

Colegas,

O lançamento a conta Ajuste de Exercícios Anteriores só poderá ser lançado em conta que afete direto o patrimônio da empresa, o lançamento que foi mencionado está correto, onde por sua vez Ativo Imobilizado é sim uma conta que afeta diretamente o patrimônio, prova disso é a constituição da empresa na parte de capital e no ativo integraliza as demais contas: terrenos, mercadorias, bens e outros.
E como nosso colega Davi bem instruiu no fim do exercício fazer o lançamento de acerto..


--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 15:04

boa tarde,

Eu posso fazer um lançamentos de ajuste referente ao capital social da empresa, uma vez que o capital e de 30.000,00 e eu lancei em anos anteriores 15.000,00 como faço contabilmente para solucionar este problema. se puderem me ajudar agradeço


ATT:
Claudia

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 15:54

Boa tarde Cláudia!

Não entendi direito sua dúvida.. Se o Capital Social é 30.000,00 porque você lançou 15.000,00?

O capital foi totalmente integralizado? Se positivo, de que forma? Espécie, Bens ou outros?


Mas o lançamento em si é a Integralização, ou seja:

D - Caixa/Bancos (caso seja em espécie)
C - Capital Social (PL) fazendo a divisão entre os sócios.




Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 12:20

boa tarde,

Eu lancei incorretamente o capital da empresa, como faço para regularizar em livros posteriores - o capital social foi integralizado no caixa em espécie no valor de 30.000,0o, porem fiz um lançamento contábil somente de 15.000,00 - a minha pergunta como regularizar?

_
EX: D- caixa
C- capital social 15.000,00 - (era para ser no valor de 30.000,00)

ATT:

Claudia

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 10 março 2016 | 07:27

Bom dia Claudia!

Você já registrou os Diários na junta comercial? Caso sim, qual o ultimo ano? vou dar um exemplo para vc entender:

Eu tive que ajustar o valor de um imposto à recuperar desde 2010.. Minha empresa é Lucro Real. ... Então eu levantei na JUCESP qual éra a última data do Registro do SPED Contábil (aquele que a gente paga a taxa da Junta para o registro dos Livros e a JUCESP ainda não tinha registrado os livros de 2010.

Então eu reabri contabilmente o balanço de 2010, fiz os lançamentos de ajuste e assim foi ate o balanço de 2015. Depois eu RETIFIQUEI as DIPJ e os SPED Contábil e estou compensando o imposto normalmente em 2016.

Caso você não tenha como fazer isso, o melhor é você efetuar o lançamento em 2015 (que vc ainda não fechou) complementando o lançamento:

D - Caixa/Bancos
C - Capital Social

Espero ter ajudado

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.