x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 900

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2016 | 13:06

Olá Natércia! Tudo bem?

Quando completar os 5 anos aí acaba a depreciação?

Sim.

E o que é valor residual?

Valor residual é a fração do valor do bem que se espera recuperar após o fim da vida útil, pela venda ou outra forma de realização.

Por exemplo:

- A empresa adquire um veículo para atendimento a clientes no valor de R$ 70.000,00;
- A empresa decide depreciar este bem pela taxa fiscal de 20%, pois entende que 5 anos é o período máximo suficiente para que este bem realize as suas funções comerciais de forma plena;
- A empresa espera receber por este bem em uma possível venda futura, o valor hipotético de R$ 20.000,00

Portanto, temos:

Valor de aquisição R$ 70.000,00
Valor residual R$ 20.000,00 (parcela não depreciável)
Valor depreciável R$ 50.000,00

Desta forma, considerando que a parcela depreciável é R$ 50 mil e que a taxa de depreciação é de 20% ao ano, teremos uma depreciação anual de R$ 10 mil.

Passados os 5 anos, ao fim da vida útil o valor líquido do bem será igual ao seu valor residual de R$ 20 mil.

Lançamentos

Pela compra:

D - Veículos (ANC) R$ 70.000,00
C - Caixa (AC), banco (AC) ou empréstimos (PC/PNC) R$ 70.000,00

Pela depreciação anual:

D - Despesa com depreciação (DRE) R$ 10.000,00
C - Depreciação acumulada - Veículos (ANC) R$ 10.000,00

José Carlos de Jesus

José Carlos de Jesus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2016 | 09:23

Bom dia,

Desculpe Mauricio, mas acredito que o valor residual não possa ser depreciado. Já que o valor residual é o valor que se espera vender o bem no final da sua vida útil. Sei que ocorrem reavaliações do valor residual para saber se estão compatíveis com valores praticados pelo mercado. Posso estar enganado. Você tem a base legal sobre a depreciação do valor residual?

abs

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2016 | 10:49

Desculpe Mauricio, mas acredito que o valor residual não possa ser depreciado. Já que o valor residual é o valor que se espera vender o bem no final da sua vida útil. Sei que ocorrem reavaliações do valor residual para saber se estão compatíveis com valores praticados pelo mercado. Posso estar enganado. Você tem a base legal sobre a depreciação do valor residual?


Prezado, acho que você se enganou.

Eu não disse que o valor residual pode ser depreciado, muito pelo contrário, que NÂO é depreciável. Favor reler o texto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.