x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.498

Contabilização de ICMs s/ Diferencial de Alíquota - Ativo

José Alves Moreira Filho

José Alves Moreira Filho

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2016 | 19:22

O cliente adquiriu um ativo de outro Estado onde na Nf estava destacado um ICMS de 4%. O valor total dessa Nf foi lançada no Imobilizado, contra fornecedor.

Foi recolhido um diferencial de alíquota de 14% para o Estado de SP.
Nesse mesmo mês, esse ativo foi incluso no CIAP da empresa, e foi considerando o ICMS como sendo de 18%. Sendo este dividido em 48 parcelas para credito mensal.

Contabilmente, foi lançado no Ativo Circulante, conta “ICMS sobre Ativo”, o valor dos 14% (que é o diferencial), contra o passivo, ICMS a pagar.Fechando assim o valor do imposto a pagar no mês.

Se, já estou considerando no CIAP, desse bem, 1/48 avos de 18% e me creditei juntamente com os outros casos, como faço para baixar a minha conta de “ICMS sobre Ativo” (o qual foi lançado, os 14% do diferencial), em 1/48 avos, mensalmente, para zerar a conta daqui a 4 anos?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.