x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.038

Como registra o saldo inicial do caixa de uma empresa sem es

ADRIANO NECO

Adriano Neco

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 8 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 17:02

Boa tarde,

Estou com uma duvida com relação ao registro do saldo inicial do caixa de uma empresa, a minha situação é a seguinte: recebi a documentação de uma empresa e esta empresa não tem a contabilidade feita, o que eu tenho é o saldo do caixa que esta na DEFIS ( a empresa é do simples nacional) , e eu gostaria de saber como faço este registro na contabilidade para que eu possa da continuidade com os lançamentos contabeis do ano, por exemplo:

Debito:
Caixa: 15.000,00

Credito:
Simples: 500,00
INSS: 100,00
Salarios: 2.000,00

A diferença entre o Debito e Credito devo registra em qual conta?

Desde já agradeço pela atenção, de quem pode me ajudar.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 18:56

oi, contabilizam-se:

15,000.00 = debite: caixa geral [ativo circulante\caixa e equivalentes de caixa (antigo "disponível")]
500.00 = credite: simples nacional à pagar [passivo circulante\obrigações fiscais]
100.00 = credite: inss à recolher [passivo circulante\obrigações previdenciárias]
2,000.00 = credite: salários e ordenados à pagar [passivo circulante\obrigações trabalhistas]
(*) = credite: fgts à pagar [passivo circulante\obrigações previdenciárias]
(**) = credite: sócio(a) ... [patrimônio líquido\capital social\capital subscrito]
(***) = credite: ****lucro do exercício anterior [patrimônio líquido\lucros ou prejuízos acumulados]

* normalmente quando se tem "inss à recolher" também tem-se "fgts à pagar"
** valor da participação do sócio no capital social conforme consta no "contrato social" registrado na junta comercial ou cartório de registro de títulos e documentos.
*** diferença apurada entre = 15,000.00 - 500.00 - 100.00 - 2,000.00 - (*) - (**) - (***)
**** tem profissionais que optam por utilizar a rubrica "balanço de abertura"

bom fim de semana!

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 19:01

Adriano,

boa tarde,

neste caso voce deverá fazer um balanço de abertura para que voce possa iniciar a contabilidade desta empresa, deverás fazer um levantamento de no minimo os seguintes dados:

Ativos
01 - Saldos Bancarios ( extratos das contas )saldos do ultimo mes que voce esta iniciando a contabilidade
02 - Saldo Caixa ( Defis ou boletim de Caixa )
03 - Estoques ( Livro de Registro de Inventario, Defis, ou levantamento Fisico se nao houver os outros dois)
04 -Duplicatas a Receber ( Livro de registro de Duplicatas/Nfs de Saidas)
05 - Imobilizado ( Notas Fiscais de Aquisição, Levantamento fisico )
06 - Intangivel ( Software, fundo de comercio, Marcas e Patentes )
07 - Depreciação ( NF. com data de aquisição,)
Passivos
08 - Obrigações Trabalhistas - ( Folha Pagto, Fgts, Ferias, rescições a pagar) saldos em aberto ou do ultimo mes que voce esta iniciando a contabilidade
09 - Obrigações Tributarias - ( Simples naciona/IRRF/ICMS/) saldos em aberto ou do ultimo mes que voce esta iniciando a contabilidade
10 - Obrigações Previdenciarias - ( INSS, GRFC, ) saldos em aberto ou do ultimo mes que voce esta iniciando a contabilidade
11 - Fornecedores ( Notas Fiscais compras, Saldos Financeiros da empresa, )saldos em aberto ou do ultimo mes que voce esta iniciando a contabilidade.
12 - Parcelamentos - ( refis, Simples Nacional Etc..) saldos em aberto ou do ultimo mes que voce esta iniciando a contabilidade
13 - Emprestimo - ( Contratos bancários, Financiamento de Imobilizados) saldos em aberto ou do ultimo mes que voce esta iniciando a contabilidade
14 - Capital Social - ( Contrato Social Ultima Alteração )

contabilização

abre-se uma conta no plano de contas com a nomenclatura " Balanço de Abertura "

Debita-se a contas do ativo
Credita-se " balanço de Abertura "

Credita-se a Contas do passivo
Debita-se as " Balanço de Abertura "

Historico

Balanço de Abertura Saldo da Conta " xxxxxx" com vistas a continuidade dos serviços contábeis a partir desta data

para zerar a conta de balanço de abertura que vai ficar com saldo, você deverá fazer o lançamento final contra a conta de Prejuizos ou Lucros Acumulados,

Gilmar Jesus Mendes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.