x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.031

Matriz e Filial

Diego Macarini

Diego Macarini

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2016 | 10:56

Bom dia,

Alguém poderia me ajudar nesse caso,

Uma Empresa de regime normal lucro real, Matriz e Filial, contabilidade descentralizada quando faço o zeramento, tem um lucro na filial, como deve ser consolidadas as demonstrações na Matriz, devo transferir para a matriz através da conta corrente Filial? como posso fazer os lançamentos?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2016 | 13:56

Boa tarde Diego,

Não se faz lançamentos em contas correntes de Matriz e Filial quando se trata do lucro ou prejuízo apurado pela filial.

Nas Demonstrações contábeis da Filial o lucro deve ser informado normalmente e constará do Balanço Patrimonial.

Nas Demonstrações Consolidadas ele será adicionado ao lucro da Matriz. Lembre-se de que as Demonstrações Consolidadas é a soma das duas Demonstrações (Matriz e Filiais).

...


Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2016 | 21:30

Boa noite Diego,

Não existe uma empresa matriz e uma empresa filial, exite uma matriz com filial. Daí a necessidade das Demonstrações contábeis consolidadas.

Como eu lhe disse: "Lembre-se de que as Demonstrações Consolidadas é a soma das duas Demonstrações (Matriz e Filiais)."

Nestes termos se você somar o lucro da filial com o prejuízo da matriz, terá menos prejuízo (se o prejuízo for maior do que o lucro) ou menos lucro (se o lucro for maior do que o prejuízo) concorda? É a regra da adição de números relativos, você deve estar lembrado.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.