x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 28

acessos 46.875

Históricos Contábeis

Lucas Lima

Lucas Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sábado | 13 setembro 2008 | 12:24

Bom dia

Quero saber se existe alguma legislação ou alguem conhece algum livro bom que fale a respeito de históricos contábeis.
Acredito que os históricos contabeis seja uma das coisas mais importantes dos lançamentos contábeis, pois são eles que vão evidenciar os fatos contabeis, por isso quero saber se existem regras a respeito desse assunto.

Atencisoamente
Lucas Lima

Atenciosamente
Lucas Lima
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sábado | 13 setembro 2008 | 15:56

Boa tarde Lucas,

Não existem "regras" para elaboração de históricos contábeis.

No entanto, estes devem ser claros, lógicos e precisos de tal forma que a simples leitura forneça as informações que o usuário precisa.

Há sim, relação do chamado "Histórico Padrão", no entanto, via de regra são bastante simplificados e nem sempre atendem as necessidades dos usuários.

Clique aqui para adquirir o livro "Planejamento dos Históricos Contábeis" de autoria de F.Nepomuceno

...

ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 09:22

Qual o histórico tecnicamente correto para o lançamento abaixo conforme as orientações legais vigentes?

Caso 1:

COFINS (Despesa)
a COFINS a Pagar (PC)
Provisão COFINS 05/2010

Caso 2:

COFINS (Despesa)
a COFINS a Pagar (PC)
Apropriação por competência COFINS 05/2010





Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 17:09

Boa tarde.

Segue abaixo o conteúdo do C.C. referente aos lançamentos contábeis:

INDIVIDUAÇÃO (art. 1.184) - escrituração dos fatos de per si, ou seja, considerados em si mesmos; isoladamente; portanto, se existem cinqüenta compradores, estes registros devem identificar de forma isolada cada um dos cinqüenta compradores.

Por clareza entende-se:
CLAREZA (arts. 1.184 e 1.188) - o princípio contábil da clareza exige que a escrita contábil e a trípode contábil7 sejam organizadas de forma a não se prestarem a interpretações dúbias da composição dos elementos patrimoniais e suas respectivas funções. A clareza é obtida pelo uso de vocábulos adequados, é inteligível e insuscetível de interpretações polissêmicas ou ambíguas ou equivocadas. A clareza implica que o registro seja com individuação.

Por caracterização entende-se:
CARACTERIZAÇÃO DO DOCUMENTO (art. 1.184) - significa a identificação precisa de um documento, descrevendo-o com propriedade, assinalando os caracteres, tais como: compra a prazo de serviços de consultoria, conforme nota fiscal fatura número XX, emitido por Wilson Zappa e Cia. SS, com vencimento em XX-XX-XX.

O dificil é um sistema Fiscal Integrado com a contabilidade gerar informações de fatura de NF lançada no histórico contábil... Imagine uma NF com 4 ou mais faturas, daria um belo histórico...

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 18:03

Prezados,

Verifiquei que de acordo com o NPC 22 do IBRACON, uma provisão é um passivo de prazo ou valor incertos, o que não é o caso da COFINS apurada mensalmente. Com base nesta nova ordem, para casos semelhantes ao exemplificado (valor e data de vencimento conhecidos) o histórico correto seria "apropriação por competência..." e não "provisão...(como a maioria dos contabilistas vem usando de longa data)".

Aldemir

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 11:24

Aldemir,

Obrigado pela contribuição. Realmente muitos de nós ainda utiliza "provisão" como histórico padrão para este tipo de lançamento.

Estarei repassando esta informação.

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 junho 2010 | 13:53

Boa tarde,


Muitos de nós fazem desta forma resumida, até mesmo para evitar delongas em descrição, o que resulta em aumentar a quantia de impressão, e de informações em um simples lançamento. Porém como rege o C.C. seria bom nós mudarmos para algo individual, característico e claro...

Aqui fazemos uma venda assim "Venda ref. nf nº xxx Cliente XYZ"
Caso seja proveniente apenas da contabilidade como caso de NF de serviços adquiridos
"Pgto/Aquisição NFs nº xxx Fornecedor XYZ Ltda CNPJ: 00.000.000/0000-00"

Essa é a nossa forma.

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Antonio Monaski Neto

Antonio Monaski Neto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 junho 2010 | 15:21

Olá Lucas,

Então, no meu caso eu trabalho com muitas empresas de pequeno porte,

e de acordo com o DECRETO-LEI Nº 486 - DE 3 DE MARÇO DE 1969 - DOU DE 4/03/69 Art. 5º § 3º

Admite-se a escrituração resumida do Diário, por totais que não
excedam o período de um mês, relativamente a contas cujas operações sejam
numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que
utilizados livros auxiliares para registro individualizado e conservado os
documentos que permitam sua perfeita verificação.


Logo posso lançar por totais mensais, faço uma planilha e separo por CFOP. ..

assim não tem como eu colocar no histórico o nº da NF e muito menos o CNPJ. .. (:

Alguém mais faz assim??!

"Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas "
http://twitter.com/MONASKICONTABIL
ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 junho 2010 | 15:29

Boa tarde,

Como na atividade empresarial tempo é dinheiro, acho vantajoso o uso dos históricos contábeis de forma abreviada, pois agiliza sobremaneira o trabalho de escrituração contábil. Com o uso constante das abreviaturas, fica gravado na mente que "Dup = duplicata, Reg = registro, Tel = telefone, N/NF = nossa nota fiscal, etc., ou seja se escreve menos.

Na escrituração, os históricos podem figurar por extenso, abreviadamente ou codificados.

Entretanto, por exigência da legislação do Imposto de Renda, as pessoas jurídicas que adotarem escrituração contábil codificada ou códigos e/ou abreviaturas nos históricos dos lançamentos ficam obrigadas à adoção de livro próprio, revestido das formalidades legais aplicáveis aos livros da escrituração mercantil, que contenha a descrição das contas e os códigos correspondentes.

Aldemir

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 junho 2010 | 16:22

Antonio Monaski Neto.

Exato, isso é permitido por lei sim, porém você vai sofrer com SPED CONTABIL, pois exige os livros auxiliares de forma digitalizada...

Aqui, tenho uma empresa no LR com mais de 370 mil cupons no ano... estou seriamente pensando em mudar a escrituração de Redução Z, para os cupons individuais...

Tá impossível lidar com esse SPED, o fiscal já está informado a prazo, e na redução fica dificil separar, e se eu separar, não da pra ficar procurando cliente por cliente pra saber pra quem é, e então não compensaria. Ai o fiscal não tá igual no contábil, visto que o Fiscal é transmitido pela empresa, e o Contabil por nós...

Então vou automatizar o sistema pra tentar importar diretamente os cupons... criar uma conta para cada cliente... não tem outro jeito se quiser informar o Livro G (Escrituração Diária Completa). Já que a empresa não tem como gerar os livros auxiliares ainda mais no layout que o ECD requer...

Não estou conseguindo achar outra forma de me livrar disso... rsrsrs

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 29 junho 2010 | 16:41

Utilizo como o colega Antonio Monaski Neto (Valor ref. a ) até por que programas que transportam os dados de outros departamentos como financeiro, compras, vendas, folha de pagamento pra contabilidade (um exemplo é o SAP) os históricos vem definidos pra não ter muita complicação.
Alguns novos ainda a gente faz de uma forma clara e inteligivel pra que, quem necessite de tal informãçõa, saiba identificar rápido o que estamos contabilizando.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 junho 2010 | 18:31

Boa Noite
Presley,

Exatamente. Nosso sistema contábil, além do Histórico pré-definido, que é cadastrado por nós, ainda apresenta uma "Configuração de Históricos" que permite adicionar dados mais específicos, como a informação do Nome da Conta Contábil ao qual o débito está sendo feito, nº , razão, apelido do cliente, etc...

Parametrização é muito importante hoje em dia.

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 10:36

Claro!
Em casa eu uso a Tron, que também te dá essa opção de parametrizar, mas não entendi bem, 'no histórico, tu põe o número da outra conta ( a contra partida)?', o programa faz isso. O meu faz!

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 13:42

Boa tarde Presley,

Digo que há a opção de o programa "escrever" o nome da conta que sera debitada ou creditada, apenas a nivel de informação, por exemplo, usa-se uma variavel: #D
No histórico que for essa variavel, o programa vai escrever o nome da conta que foi debitada... só uma funçãozinha.

Na faculdade, usei Tron, mas gostei mais da dominio.


Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 15:46

Entendi, rsrssrrs
A Tron só é um pouco complicado os atalhos. Meus colegas contadores chamam esse programa de Tronqueira'. Mas estou cancelando o meu também pois não trabalhei mais terceirizado a partir de 31/07.
Ultimamente trabalho com o Microssiga e o SAP (na empresa) prefiro o SAP por ser um programa completo. Pena que muito caro, só compensa mesmo pra grandes empresas.
O Microssiga só tem preço, é simples pra fazer lançamentos e tudo mais, pena que o suporte é pior que o da Tron e muitas coisas como parametros pra ajustar impressão no programa mesmo já vem bloqueado, enfim, uma infinidade de programas e cada um com sua particularidade.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 18:00

Microssiga não é aquela que fez a fusão com a Datasul e outras, se transformando na TOTVS ?
É uma das mais conceituadas, pelo menos no papo da galera né...

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 07:55

Bom dia Ailton,

Nem de auto ajuda, nem de venda... é um fórum para troca de conhecimentos contábeis, e ajuda ao próximo. Creio que sua mensagem não se enquadre em nenhum dos termos aplicados ao tópico.

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 07:57

Antonio Monaski Neto

Somente funções de Históricos nos programas, pois como estamos notando, os históricos estão se tornando cada vez mais importantes na escrituração hoje em dia.
O que eu dizia era apenas sobre uma função do programa de complementar o histórico com alguns dados que eu posso adicionar ao final do histórico padrão.

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Antonio Monaski Neto

Antonio Monaski Neto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 08:47

Olá Lucas,

Acho q agora entendi, eu ja trabalhei com um programa q dava para fazer isso q vc esta falando, quando eu ia criar o histórico eu fazia assim:

> Valor ref ao pagamento da NF nº ###### junto ao fornecedor ########

E quando eu lançava esse histórico onde estava com # eu podia alterar tranquilamente, colando assim somente o nº da NF e o nome do fornecedor...

(:

Seria isso?!?!

"Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas "
http://twitter.com/MONASKICONTABIL
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 13:59

Sim Antonio... porém como o sistema está automatizado, existia uma variavel tipo #FR
que representa Fornecedor (Razão Social) , ou seja... o sistema vai jogar o nome do fornecedor da NF automaticamente pela escrita... caso seja lançado manualmente na contabilidade, já não tem como buscar o nº da nf nem o nome do fornecedor né...

Você utiliza a Dominio Sistemas não ? Acredito que já vi seu nome pelo forum de lá...

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Antonio Monaski Neto

Antonio Monaski Neto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 14:15

Você utiliza a Dominio Sistemas não ? Acredito que já vi seu nome pelo forum de lá...


Olá Lucas,

Então parceiro, atualmente estou usando o NetSpeed, mas tenho varios primos q tb são contadores, e não sei quel o sistema q eles usam, então pode ter realmente algum Monaski por la... (:

E com relação ao historico basta colocar uma variável q ele ja preenche o nome do fornecedor, é isso?!?! (:

"Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas "
http://twitter.com/MONASKICONTABIL
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 14:51

Exato Antonio Monaski.
Mas isso no caso de você estar realizando um lançamento na escrita fiscal, e nos parametros da mesma ela complementa o histórico com o valor dessa variável.

Diretamente na contabilidade, temos apenas assim #D #C (ele retorna o nome da conta do débito ou do crédito) ou #N #A (retorna o periodo do lançamento, periodo anterior ao do lançamento), que no caso é muito util para fazer lançamentos padrões, pagamento de ICMS, etc...

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Samuel Dósea Cabral

Samuel Dósea Cabral

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 26 fevereiro 2012 | 21:29

Pessoal estou trabalhando com uma empresa, que não possui setor financeiro devido ao porte e não possui boa organização, mas possui uma movimentação bancária razoável, ENTÃO RESOLVI FAZER OS LANÇAMENTOS BASEADO NO EXTRATO BANCÁRIO, mas minha dúvida é:

Os HISTÓRICOS DOS LANÇAMENTOS DAS MOVIMENTAÇÕES BANCÁRIAS devem configurar que o lançamento é feito baseado no extrato bancário ou não?

Ex¹: Vl. ref. cheque compensado n/data conf. doc. nºXXX
Ex²: Vl. ref. depósito de cheque n/data conf. doc. nºXXX,

ou

Ex¹: Cheque compensado normal doc. nºXXX (histórico do extrato bancário) conf. extrato n/mês
Ex²: Liberação Depósito Bloqueado doc. nºXXX (histórico do extrato bancário) conf. extrato n/mês

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.