x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 679

Distribuição de Lucro Simples Nacioanl

MARIA SILVA

Maria Silva

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 21:11


Prezados(as),

Boa noite!!

Em um empresa do Simples nacional que durante o ano houve adiantamentos de lucros/retiradas de sócios, como deverá ser feito a contabilização desta operação?

Preciso também tirar uma outra dúvida neste âmbito, a distribuição de lucro ela é apurada no final de cada ano com o fechamento do Balanço, a minha dúvida é: havendo o lucro como o contabilizo, sendo que já houve as retiradas de sócios?

Ex: Lucro acumulado R$ 11.000,00
Adiantamento á sócio R$ 6.330,00
Lucro a distribuir R$ 4.670,00


É obrigatório distribuir todo o lucro? caso não seja como faço para contabilizar a diferença, lanço como reserva de lucro ou existe outra forma de contabilizar esse valor?



At.,

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 08:06

Odineia Ribeiro,

Primeiro, a obrigatoriedade em si não é uma questão, os lucros serão distribuídos mediante solicitação dos sócios ou na forma constatada em cláusula no contrato social.

Lançamentos:
Adiantamento no período
D- Adiantamento aos sócios - ac 6.330,00
C- Disponível caixa e equivalentes - ac

Apuração e provisão do lucro no período
Apuração
D- Resultado do período (Contas de Resultado)
C- Lucro no período - pl (deverá ser transferido para conta acumulados, conforme nova estrutura de balanços)

Ajuste dos saldos
D- Lucro no período - pl
C- Adiantamento aos sócios - ac 6.330,00

Provisão dos lucros a distribuir
D- Lucro no período - pl 4.670,00
C- Lucros ou Pro-labore a pagar - PC

Espero ter ajudado,

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 11:02

Odineia,

Só uma ressalva, para distribuição dos lucros é necessário a empresa possuir saldo no seu ativo disponível circulante.


--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
MARIA SILVA

Maria Silva

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 21:07


Prezado,

Ainda tenho dúvidas quanto aos lançamentos na distribuição do lucro.

Acho que não me expressei claramente...

A minha dificuldade na realidade é quanto aos lançamentos do lucro. Tenho uma empresa do Simples Nacional, que no final de 2013 teve um Resultado do exercício no valor de R$ 11.072,72, sendo que durante o ano houve adiantamento á sócio no valor de R$ 6.330,00.

Se tenho um Resultado de R$ 11.072,72 e uma retira de R$ 6.330,00 restando um lucro de R$ 4.742,72 como faço o lançamento desta diferença de lucros?
Sei que no adiantamento á sócio o lançamento é:
D. Adiantamento á sócio (AC) - 6.330,00
C. Caixa/banco (AC)


Mas não estou conseguindo realizar os demais lançamento, como por exemplo a Reserva de lucro, Lucros a pagar (qual seria o valor correto para esse lançamento 11.072,72 ou 4.742,72).


At.,


Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 08:11

Odineia,

Só você fazer o lançamento de adiantamento e, depois o de ajuste como mencionei acima, onde que por fim sua conta lucros acumulados irá constar no balanço apenas o valor restante dos 4.742,72 para retirada futura.


--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.