x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.144

Classificação de Despesas x Centro de Custo

Rosana Silva

Rosana Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 09:36

Bom dia,

Hoje estamos adequando os departamentos ( Centro de custos ) com seus devidos orçamentos. Como classificar as despesas corretamente??
Exemplo que ocorreu : Digamos que nós do Departamento contábil Fizemos um Curso especifico para nossa área ( ECF/ SPED /FCONT). Veio a NF de cobrança, é correto lançar esse gasto no centro de custo de RH?? Somente porque de acordo com o Orçamento a Despesa de Cursos e Treinamentos devem ser direcionadas a esse departamento?? Mesmo eu sabendo que não foi o RH que solicitou o treinamento?? E não é um treinamento direcionada para varias áreas , é somente para o departamento contábil e somente naquele período.
Estou com um caso parecido, e me corrijam se estiver errada. Não estou fugindo dos princípios contábeis ao alocar a despesa a outro departamento??

Rosana Silva

Rosana Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 10:07

Preciso classificar o Gasto com um Treinamento ( Curso) no centro de custo correto. Quem solicitou o curso foi o departamento fiscal, querem alocar esse gasto no centro de custo do RH por se tratar de treinamento.
Preciso de uma orientação de qual o correto?? Por que na minha opinião essa é uma despesa esporádica em que um departamento específico solicita. Não cabe ao RH responder por um gasto que não é deles. Somente porque a conta contábil ou a natureza da mesma está relacionada com o RH.

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 10:16

Olá, bom dia!

Rosana,

Entendo que essa despesa deve ser alocada ao departamento que fez a solicitação do curso, nesse caso o Contábil/Fiscal. Vejo como equivocado ser lançado no centro de custo RH se o treinamento não teve nada a ver com o referido setor. Portanto, fica meio sem sentido se tal curso não for contabilizado no centro de custo do departamento que realizou o curso.

Att.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.