x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.183

Reconhecimento de Despesa de Combustível

Luis Mateus Escarvin

Luis Mateus Escarvin

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 08:14

Bom dia!

Tenho um cliente que é médico e possui uma Clínica de Cirurgia Plástica. Ele tem uma Clínica aqui na nossa cidade, e opera os pacientes tanto na própria clínica, quanto em uma outra clínica em outra cidade. A pergunta é: Posso reconhecer as despesas de combustível da locomoção dele para ir operar em outro lugar? O Grande detalhe é que a empresa não possui veículo registrado no patrimônio, pois o doutor usa o próprio carro para se locomover. Pensei em registrar isso na contabilidade como reembolso de combustíveis num grupo de despesas administrativas, mas não sei se meu pensamento é coerente. A clínica é tributada pelo lucro Presumido.

Aguardo a resposta!

Luis M. Escarvin
Analista Contábil e Tributário.
+ 55 47 9190 4539
Ilhota - SC
[email protected]
Antonio P. Bezerra

Antonio P. Bezerra

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 25 março 2016 | 22:43

Tenho um alguns casos semelhantes, mas, de empresas que usam o veículo para entregas, e este pertence ao proprietário da empresa, ou Socio, já imaginei em formular um contrato de agregação do veículo à empresa, mas não sei se isso é legal.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Sábado | 26 março 2016 | 12:22

oi, não tem problema em fazer um "contrato de locação do veículo do sócio p/ utilização da empresa", dessa forma a contabilidade de gastos combustíveis, lubrificantes, manutenção mecânica, elétrica, ipva, licenciamento, vai estar amparada por este contrato assinado entre as partes.

boa tarde e um ótima páscoa!

Antonio P. Bezerra

Antonio P. Bezerra

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 26 março 2016 | 13:10

Muito obrigado Telmo Biehl por sanar esta dúvida, aproveitando, deixa eu fazer um outro questionamento.

Alguns clientes meus utilizam o imóvel em nome do proprietário, neste caso também poderia ser locado à empresa,
mesmo sendo dele?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.