x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.145

Contabilização de empréstimo após encerramento de exercírcio

Flávio Cardoso Santana

Flávio Cardoso Santana

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 15:41

Boa tarde colega,


Estou com a seguinte situação :

Determinada empresa tomou um empréstimo bancário no ano de 2012, porém esse contrato só foi enviado para a contabilidade em 2015, como devo proceder para lançar esse saldo restante do empréstimo a partir 2015 para ir dando baixa conforme o pagamento das parcelas?

obrigado!

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 16:45

Boa tarde!

Você não tinha o contrato em mãos e por isso, não existe na sua contabilidade o registro desse empréstimo. Correto? E as parcelas de 2012 a 2015 foram pagas?

Dê uma olhada nesse link clique aqui que foi uma pergunta feita por mim, em situação parecida com essa sua. Caso a dúvida persista, volte a postar.

Att.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Flávio Cardoso Santana

Flávio Cardoso Santana

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 08:09

Obrigado pela ajuda!

Meu problema é igual o seu, mas acontece que esse empréstimo foi de 2012 no valor de R$ 1.020,000,00 e só vai terminar em 2018, então não tem como eu lançar esse saldo todo em 2015 . como ficaria a questão do lançamento?

D- Bancos
C- Empréstimos a pagar ?? dessa forma o saldo bancário ficaria muito alto e esse dinheiro na verdade não existe mais na conta.

qualquer ajuda será bem vinda.

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 13:29

Boa tarde!

Flávio,

É preciso entender algumas coisas para tentar lhe ajudar, vamos lá:

- Na época que entrou esse dinheiro na conta, lá em 2012, como ficou contabilizado essa entrada? Debitou banco pela entrada do dinheiro, e a contra partida desse lançamento?

- Apesar de não ter em mãos o contrato de empréstimo, acredito que as parcelas de 2012 pra cá estão sendo pagas ou debitadas em conta corrente, concorda? Como foram contabilizados esses valores?

Atenciosamente,

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 09:03

Bom dia!

Se a conta está sem conciliação e não existe a possibilidade de reabrir esses períodos para correção e inclusão dos valores do extrato na data correta, sugiro lançar todos os valores do período a conciliar em 2015. Não é o correto com certeza, porém é uma saída.

Para facilitar, por exemplo, eu lançaria o valor do empréstimo em 2015 (deixando claro no histórico que é referente a um empréstimo tomado em 2012), lançaria as parcelas já pagas, baixando esse saldo na mesma data e a partir daí, quando estivesse contabilizado a entrada do empréstimo e todas as parcelas daria continuidade à conciliação mensal.

Para as despesas (tarifas) existentes no extrato bancário, eu sugiro reconhecê-las no banco com contrapartida em Ajustes de Exercícios Anteriores (não deixando de informar no histórico a situação), pois você não deve reconhecer no exercício 2015, uma despesa referente ao ano de 2012, 2013 e 2014.

Atenciosamente,



Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.