x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 8.797

DFC Método Indireto - Aquisição de imobilizado

PATRICIA MARA DA SILVA

Patricia Mara da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 16:13

Pessoal estou elaborando uma DFC manualmente, pois faz pouco tempo que estou utilizando o sistema contábil no meu novo emprego e não estou conseguindo chegar nos valores pelo programa.
Surgiu uma dúvida: A empresa adquiriu uma máquina em jan/2015, mas essa máquina já havia sido paga em 2014, através de adiantamentos (o saldo estava corretamente lançado em adto fornecedor), ou seja, não houve o pagamento em 2015, essa aquisição deve entrar em Atividades de Investimentos, ou como não passou por disponibilidades fica fora?
Obrigada!

Patricia Mara da Silva
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 16:37

boa tarde!

Sim, essa aquisição deve entrar em atividades de investimento, pois mesmo não passando pela disponibilidade, houve uma redução no circulante (adto.fornecedor), caso contrario sua movimentação do imobilizado não irá fechar.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
PATRICIA MARA DA SILVA

Patricia Mara da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 20:28

Boa noite Anderson.

É que no curso que fiz on line pelo CRC Sp o professor deu um exemplo de aquisição de imobilizado a prazo, disse que nesse caso não entraria em investimentos a compra pois não passou pelas disponibilidades, nesse meu caso não seria a mesma situação, já que os adiantamentos foram pagos em 2014?
Obrigada!

Patricia Mara da Silva
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 07:55

bom dia Patrícia,

Concordo com a sua explicação, pois realmente esse valor não passou pela disponibilidade, mas em comparação a compra de um imobilizado a prazo a saída de caixa se dará em vários anos (financiamento), e no caso em questão a saída de caixa foi total, só que no exercício anterior, eu lançaria esse valor em investimentos para evidenciar a compra do imobilizado, mas como você mencionou, também ficaria correto da outra forma.
É só uma questão de interpretação para melhor demonstrar a informação.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Wellington Rodrigues de Oliveira

Wellington Rodrigues de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 12:08

Boa tarde,

O correta seria classificar esse adiantamento em 2014 no grupo de imobilizado, e em 2015 não haveria movimentação no saldo (somente valores que excederem o valor total do adiantamento).

De uma olhada no item: 16 (e) do CPC 03.

Note também que somente há registro na DFC saídas ou entrada de Caixa. Pensando dessa forma não haverá movimentações em 2015.

At.

PATRICIA MARA DA SILVA

Patricia Mara da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 12:38

Boa tarde Wellington e Anderson.

Estou pensando em não colocar na DFC, mas incluir na nota explicativa a aquisição, li O CPC 03, o que vocês acham?

Aproveitando a mesma pergunta, tenho outra dúvida ainda sobre a dfc:

Essa empresa desconta duplicatas, praticamente 90% das vendas são descontadas, criei um grupo no PC, Duplicatas Descontas e criei uma conta analítica para cada uma delas, pois anteriormente estavam no grupo de Financiamentos/Empréstimos, então transferi os saldos em 31/12 para o grupo novo, pois vou usar a variação desse grupo nas Atividades Operacionais, em contas a pagar, e não em Financiamento, que é o caso do grupo antigo que eles estavam. Mas fiquei com a seguinte dúvida: Devo informar os juros pagos pelos descontos, que estão a débito lá na minha DRE?
Não utilizam aqui a conta Encargos Financeiros a Transcorrer (redutora do PC), debitam direto no Resultado, o valor dessa conta irá para a minha DFC?
Estou apanhando um pouco pois no outro escritório já era parametrizado, e nesse que estou nem utilizam esse Demonstrativo, por um lado estou aprendendo, o que é muito bom, quando conseguir fazer dessa empresa que é bem grande, conseguirei fazer de qualquer uma, mas por outro estou tendo um pouco de dor de cabeça pois não bate a minha redução que encontrei na planilha com a redução das disponibilidades, e preciso apresentar essa DFC na semana que vem, me ajudem por favor, obrigada!

Patricia Mara da Silva
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 14:58

Boa tarde Patrícia,


Vi que você disponibilizou as informações de 2013 e 2014 para a elaboração da DFC, você tem a planilha de movimentação dos saldo de 2013 para 2014, pois só com os balanços/balancetes fica muito difícil identificar onde estão as divergências.


Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 16:21

Boa tarde,

O correta seria classificar esse adiantamento em 2014 no grupo de imobilizado, e em 2015 não haveria movimentação no saldo (somente valores que excederem o valor total do adiantamento).

De uma olhada no item: 16 (e) do CPC 03.

Note também que somente há registro na DFC saídas ou entrada de Caixa. Pensando dessa forma não haverá movimentações em 2015.


De acordo com o colega Wellington Rodrigues de Oliveira.

Wellington Rodrigues de Oliveira

Wellington Rodrigues de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 11:59

Patricia boa tarde,

Somente mais um comentário, entendo que os saldos de descontos de duplicatas devem ser apresentados juntamente com os saldos de financiamentos, tendo em vista que as duplicatas, são meramente uma garantia da operação. (o risco da operação continua sendo da empresa, em caso de não recebimento das duplicatas).


Caso ainda necessite de ajuda tente anexar o arquivo novamente para tentarmos ajuda-la.

At.

PATRICIA MARA DA SILVA

Patricia Mara da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 15:38

Boa tarde Wellington.

Tem razão, continua sendo uma obrigação da empresa pagar e não da factoring.
Mas fica errado dessa forma que classifiquei, em um novo grupo?

Ainda não consegui, o Anderson está me ajudando, enviei por email para ele os demonstrativos. Comecei a fazer pelo método direto agora, mas ainda não fechou o valor.

Não consigo anexar nada ainda.

Obrigada!

Patricia Mara da Silva
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.