x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 440

Folha de Pagamento - Início

Alana

Alana

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 11:12

Olá,
Sou iniciante na área e fiquei responsável pela contabilização da folha de pagamento. A empresa tem vários setores e não faço idéia de onde começar, nunca fiz isso e mesmo buscando no site não consigo entender.

Foi me passado uma planilha base para lançar os valores, mas conferindo com meses anteriores não consigo chegar nos cálculos.

Por onde eu começo? Estou perdida.

PATRICIA MARA DA SILVA

Patricia Mara da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 13:01

Oi Alana.

A contabilização da folha parece complicada no início, mas depois com a prática se tornará muito fácil.

Os proventos (salários) deverão: debitar salários e ordenados do resultado
e creditar: salários a pagar no pc

Os descontos (salários) deverão: debitar: salários e ordenados a pagar e no caso dos encargos, creditar a conta de encargo específica:
Exemplo: desconto inss s/ salários
d- salarios a pagar (pc)
c- inss a recolher (pc)

férias e décimo terceiro é necessário ver se a empresa faz a provisão do 1/12 avos ou se não faz, ai poderia utilizar no caso das férias a conta de adiantamento de férias do ac.

FGTS: Debita FGTS DO (R)
Credita: FGTS a recolher (PC)

Se quiser anexar a folha posso explicar melhor, pois não sei quais os eventos que terá na sua folha.

Espero ter ajudado.

Patricia Mara da Silva
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 13:12

oi, se puder nos passar cada evento/provento/vencimento/rubrica com seus respectivos valores assim como as despesa fica mais fácil para que possamos te ajudar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.