x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 478

Aquisição de ativos em nome de pessoas Física

Freezercont

Freezercont

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 16:23

Boa Tarde,

Pessoal estou com uma dúvida caso alguém possa mim ajudar agradeço, é o seguinte; uma Empresa do Lucro presumido apura trimestralmente seus impostos de acordo com legislação, só que o correu um evento e estou com dúvidas. O evento foi o seguinte um dos Sócios comprou uma casa no valor de R$ 650.000,00 á vista pela conta bancos e esse imóvel foi comprado e registrado em nome de pessoa física "Sócio" com o dinheiro da Empresa desobedecendo o Princípio da Entidade, nesse caso o que fazer para justificar a saída desse dinheiro ? não posso lançar como empréstimo porquê ele nunca vai pagar, também não posso lançar como uma despesa porque vai alterar o resultado da empresa. fui orientado a lançar como distribuição de lucros no ativo.

EX: D - Distribuição de Lucros ou antecipação R$ 650.000,00
C - Bancos Contas Movimentos R$ 650.000,00

nesse caso ele teria que pagar algum imposto já que essa retira esta a cima no estimado que é de R$ 2.000,00 ou não ? lembrando de o imposto de renta e a contribuição Social é pago todo trimestre corretamente.

grato pela orientação

Att,

Freezer.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 19:01

oi, bem-vindo ao fórum! distribuição de lucros ocorre quando:
> a empresa apura lucro no período a que se refere a distribuição após a devida compensações de prejuízos acumulados
> o contrato social define quando deve ocorrer a distribuição
> deve se proporcional a participação do(s) sócio(s) no capital social

>> por ora a distribuição de lucros não é tributada.

boa noite e uma ótima semana!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.