x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 46.911

Contabilizar Multa por atraso de entrega de DCTF

rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 09:40

Bom dia pessoal,


Como contabilizo multa por atraso de entrega de DCTF?


No caso o cliente ainda nao pagou, entao esse valor ainda estará no passivo. Qual o nome da conta que devo usar?

A despesa será operacional ou nao operacional? É possivel deduzir uma despesa dessas?

No caso, um dia apos a data final da entrega da obrigação , se ele nao a entregou eu ja devo obrigatoriamente reconhece-la?


Preciso de ajuda,

obrigado

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 10:56

Bom dia Rafael,

Essa conta que está no passivo, pode ser chamada de "Contas a pagar".

Esse tipo de despesas é indedutível, pois se trata de uma multa com caráter punitivo.

A Lei nº 11.941, de 2009, art. 37, que alterou o disposto no art. 187, IV, da Lei nº 6.404, de 1976, a designação “receitas e despesas
não operacionais” foi substituída pela denominação “outras receitas e outras despesas”.

Portanto, não existe mais o grupo despesas não operacionais, esse tipo de despesas deve ficar no grupo "outras despesas operacionais".

Quanto ao reconhecimento, você deve fazê-lo somente quando gerar a notificação da multa pela receita federal.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br
rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 13:07

Obrigado Vanderlei, sua resposta foi esclarecedora,


No caso, esse "contas a pagar", eu posso criar uma conta com uma nomenclatura mais legivel, por exemplo: "multas p atraso de dctf a pagar" ?

A dúvida é mais por eu ser novo na área e nao saber se existem regras rigidas quanto a nomenclatura das contas. Para mim conseguir com poucas palavras especificar melhor a natureza da conta faz o balanço ficar mais legivel.


Agora em relação a despesa nao operacional. Nao existe esse termo entao? No meu plano de contas eu teria por exemplo um grupo de despesa, dentro dela um subgrupo de despesas operacionais e um grupo de outras despesas operacionais? Ou essa "outras despesas operacionais" seria uma classe de despesas operacionais? E dentro desse grupo outras despesas operacionais eu ainda teria uma conta de despesa com atraso de entrega de dctf? Ou a conta que eu usaria seria essa outras despesas operacionais? Tipo a conta devedora seria essa mesmo ou alguma conta que eu vou criar dentro desse grupo?

Nao sei se deu para entender, desculpe alguma possivel falta de claridade nas duvidas

obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.