x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 721

postos de combutiveis

BENONIMO DA SILVA MIRANDA

Benonimo da Silva Miranda

Iniciante DIVISÃO 5
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 15:35

Olá,

Assumi o setor contábil de um escritório que tem como cliente postos de combustíveis lucro Presumido, foi me pedido para fechar o balanço patrimonial do exercício de 2015, no entanto ao fazer analise dos lançamentos das compras de combustíveis para revenda foi constatado que os mesmos estão da seguinte forma:

D=Mercadoria p revenda
C= Caixa Geral
está correto? e se não esta alguem poderia me dar uma luz?
Outra duvida e com relação ao IMCS retido na fonte, e reaproveitavel?

No aguardo, conto com ajuda de vós!!

Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 16:06

Desconhecia Postos de Gasolina no Lucro presumido, para mim só podiam ser LR, mas, vamos ao que interessa.

Esse seu pensamento está correto, porém bem direto,

C - Caixa/Banco
D - Mercadoria p/ Revenda

após a venda,

C - Mercadoria p/ Revenda
D- Caixa/Banco

porém Receita é uma conta resultado e não entra no balanço patrimonial.

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.
Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 21:55

Boa noite, me parece que houve um engano ali no lançamento após a venda.
Quanto ao icms, é recuperável, também recebi um posto durante o ano de 2015 e era lucro presumido, mas pense seriamente na opção de passar para o lucro real, a economia em tributos é considerável. A grande diferença vai refleti na CSLL, já que esta não tem uma margem de presunção reduzida como o IRPJ para o combustível.

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 22:22

Boa noite,

Só por curiosidade, Posto de combustível pode ser até do simples nacional.

Aqui na minha região posto de combustível geralmente é lucro presumido, pois a margem de lucro do combustível passa de 25%, sendo assim a presunção do presumido é muito menor. Fora isso, quando tem conveniência é mais vantagem ainda ser do presumido, pois a margem de lucro variaria de 50% a 100%. Fora que aqui posto não tem muitas despesas para valer a pena o lucro real.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.