x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 902

Simples Nacional x Lucro Presumido

Rafael navas

Rafael Navas

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 15:44

Boa Tarde!!!


Caros amigos gostaria de saber qual é o melhor tipo para enquadrar minha empresa, estou abrindo uma empresa prestadora de serviço em assessoria juridica, vou ter o faturamento de em media 200 mil a 300 mil, gostaria de saber se é melhor entrar no simples nacional ou no lucro presumido. Não vou ter funcionarios vou trabalhar sozinho. me ajudem o que é melhor para pagar menos imposto.

Rafael Navas
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 16:06

Bom dia Rafael,

Se for constituir uma sociedade simples, o simples nacional será a melhor opção, com toda certeza. Posto que no Simples, a sua empresa será tributada pelo anexo IV, com percentual de 6,54% para esta faixa de faturamento anual, e no luro presumido, estaria em 16,33% sem o benefício do ISS e cerca de 11,33% caso recolha o ISS fixo.

Caso for constituir-se na figura da sociedade unipessoal, por enquanto a RFB não admite a opção no Simples, restará mesmo o Lucro Presumido (a OAB está com ações contra a Receita para obrigar que aceite o enquadramento e alguns colegas tem conseguido enquadrar via mandado de segurança).

Abraço.

Rafael navas

Rafael Navas

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 16:12

Sergio


Boa tarde, esqueci de dizer que o faturamento de 200 a 300 mil vai ser mensal, estou com essa duvida pq 2 pessoas me disseram coisas diferentes uma disse simples e outra me disse que no presumido e melhor, então fiquei na duvida.

Rafael Navas
Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 16:47

O simples nacional com esse faturamento ultrapassa a aliquota do Presumido.

O imposto do simples é calculado pela faixa de faturamento nos 12 ultimos meses, com 3.6mi ao ano voce estará na ultima faixa pagando 16,85% de ISS.

Já no Lucro Presumido depende muito da prefeitura, João pessoa, cobra 5%.

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.
Guilherme

Guilherme

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 17:49

Pessoal,

Estou negociando um contrato que envolve a definição de território de atuação.
Com a empresa saindo do simples a mordida do leão aumenta e pode inviabilizar a abertura de outras filiais, isso no meu entendimento.

Portanto na tomada de decisão eu quero levar em conta os tributos. Como eu poderia fazer a melhor análise?

Algumas informações:
A empresa é para o comércio de calçados. Havendo uma matriz (que será uma loja em uma determinada cidade) e filiais na mesma cidade e em outras cidades (todas no mesmo estado).

Hipótese:
Matriz, faturando 3.0mi/ano
Filial 1, faturando 1.5mi/ano
Filial 2, faturando 1.8mi/ano

Obrigado.

Att.,
Guilherme

Enoc Almeida

Enoc Almeida

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 18:12

Guilherme,

Boa tarde.

Qual será o Estado da operação? De antemão, como a Base de calculo do SIMPLES engloba o faturamento de todas as filiais, esses valores já o impedem de ser optante do SIMPLES NACIONAL.

Dado o volume de faturamento, acredito ser importante contratar um profissional para efetuar o seu planejamento tributário. Os Principais fatores para a analise provavelmente serão:

1) A necessidade de ser filial e não outro CNPJ (Observar se serão os mesmos sócios, se já participam do quadro societário de outras empresas etc..);
2) Definição especifica de todas mercadorias e suas participações de venda;
3) Margem de contribuição bruta dos produtos acima.
4) O Custo dos funcionários;

Att

Enoc

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.