x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.666

Duvidas de como comprovar faturamento de uma empresa que não

Bruno Eduardo

Bruno Eduardo

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 00:53

Boa noite,

Estou com uma dúvida, um amigo meu de muitos anos é proprietário de um buffet de festas e eventos registrado no simples nacional. Ele me propôs que a partir do próximo mês eu faça a contabilidade para ele.
No caso da apuração do imposto do Simples eu sei que é por base no faturamento comprovado com emissão de nf, mas no caso dele, ele quase não emite nf, pois os clientes não solicitam, existe apenas um contrato de serviços prestados durante a festa, com o valor dos serviços.
Mais de 90% do faturamento do buffet os clientes efetuam os pagamentos com cheque e cartão de crédito, ou até mesmo em dinheiro.

Gostaria de saber se posso utilizar o extrato bancário da empresa, onde consta a movimentação de pagamentos de clientes para o buffet como forma de base para a apuração do imposto do simples nacional ?

Desde já muito obrigado.

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 08:09

Bom dia Bruno Fernandes Eduardo,

O fato do cliente não solicitar as notas de serviço, não desobriga o prestador a emiti-las, o valor do faturamento não pode ser com base eM dedução. Como seu cliente comprova a renda na declaração do IRPF ?

A solução é iniciar a emissão de notas fiscais para apuração do DAS.

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 08:15

Bruno Fernandes Eduardo, exatamente como o Adailson da Silva disse.
E a venda na máquina do cartão de crédito, é uma venda que ele não pode deixar de faturar, tem que emitir nota fiscal.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.