x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 782

Distribuição de Lucros

Guilherme Santos

Guilherme Santos

Bronze DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 8 abril 2016 | 16:00

Boa tarde a todos, tenho uma duvida:
A empresa estava tributada no lucro presumido pelos 3 últimos anos, porem ela distribuiu uma pequena parcela de lucro, aos sócios.
Porem no ano de 2016 passou a ser tributada no Lucro Real.
Pergunto: Posso fazer a distribuição de lucros sem limite de valores em relação ao lucro de anos anteriores, pois pelo que sei no lucro presumido tenho um limite de 32% antes de ser tributado.

Obrigado

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 2 maio 2016 | 14:27

Boa tarde,

alguém poderia me ajudar.

Tenho uma empresa que começou a fazer a contabilidade em 2015 e foi apurado o lucro do período. Como a contabilidade iniciou em 2015, foi lançado lucros acumulados para o passivo "bater" com o ativo, esse saldo acumulado eu posso distribuir o quanto eu quiser agora, já que a empresa faz contabilidade, ou não, é a regra dos 8%? A empresa é pelo simples nacional.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 07:18

Bom dia Daniela

Desde que o lucro em questão possa ser provado contabilmente, pode ser distribuído quando bem se entender, entretanto (é claro) a empresa deve observar as demais exigências para efetivar tais distribuições.

São elas:
- ter disponibilidades bastante para distribuir,
- não estar em débito com a Receita Federal e a Previdência Social,
- observar os percentuais de participação de cada sócio

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.