x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.971

Terceiro setor - Receitas não recebidas (regimes)

LEONARDO S C

Leonardo s C

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 12 abril 2016 | 23:40

Estou fazendo a contabilidade de um sindicato (terceiro setor).
Porém a entidade quase não recebe a verba de 60% das contribuições sindicais pagas anualmente pelos profissionais da região.
Tenho iniciado a contabilidade por regime de competência.
Com relação a esta contribuição sindical anual: Gostaria de saber se lanço no Resultado, na receita do período (mesmo não tendo recebido todo o valor), o valor correspondente ao que deveria ser recebido - lanço também no ativo uma "receita a receber" - e se não for recebendo, ano a ano, vou dando baixa.

Ou sigo como regime de caixa, já que não sei quantos profissionais irão pagar e o que entrar eu lanço na receita (conta resultado) e vou adicionado ao Ativo (conta caixa)?

Como fazer esta tarefa da contribuição sindical (pagamento anual pela GRCSU) com o regime?
É possível neste caso ser regime de caixa?

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 13:20

Boa tarde, na ITG 2002 encontrará bastante auxílio para a escrituração de entidades de terceiro setor.
Quanto a receita não recebida, deve sim ser lançada pela competência, conforme consta na instrução que citei acima, quanto ao recebimento, caso esse não venha a ocorrer no futuro, deve ser informada a perda, respeitando os limites de valor e tempo para tal.

LEONARDO S C

Leonardo s C

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 07:16

Obrigado pela ajuda Cleiton.

Mas e se eu te disser que não há um numero preciso de profissionais na região para eu calcular o valor?
Posso lançar um valor estimado e fundamentar ele nas notas explicativas?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.