x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.453

Lancamento contabil parcelamento

By Maia

By Maia

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 10:16


Bom dia,

Preciso fazer a escrituração dos lançamento contábeis de parcelamento, porem o ano que foi parcelado não era feito a contabilidade da empresa por motivos de não ser obrigatório, a partir de 2014 começou a ser feito contabilidade devido a entrega da ECF.

Então vou demonstrar um exemplo abaixo para que possa me ajudar.

Parcelamento ano 2012 e 2013, o ano que foi feito o acordo do parcelamento foi em 2015 com vigência de 2 anos terminando em 2016.

No banco no ano de 2015 apareceu as guias com os pagamentos do parcelamento dos anos anteriores.
Como devo fazer a contabilização deste pagamentos, sendo que não foi feito a contabilidade e nem se quer a provisão desse impostos que foi parcelado?

Quais os lançamentos contábeis que devo fazer?
Sei que no final o saldo do parcelamento tem que zerar.


Atenciosamente,

By Maia

By Maia

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 11:10

Bom dia, Felipe R.

A empresa nunca fez a escrituração contábil pois na negociação não optou em fazer a escrituração.
Não sei ao certo por qual motivo, mas segunda informação não era contabilizado nada.
Agora como preciso escriturar estou com essa dificuldade, preciso de ajuda como devo proceder.
É certo fazer a escrituração agora dentro do ano? Tudo que estava em atraso... as apropriação dos impostos?


Obrigada :)

Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 15:32

Boa tarde By
Certamente vc vai fazer um balanço de abertura com data de 01.01.2015, ajustando as contas para que o passivo bata com o ativo, entao la no passivo vc coloca o saldo que a empresa estiver devendo do financiamento em 01.01.2015.
Lembrando sempre que a contabilidade é por regime de competência, entao vc nao pode misturar exercícios anteriores com o atual.
att
pereira.

Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 15:22

Certamente o ativo deve bater com o passivo. a conta Balanço de Abertura no final dos lançamentos vai zerar. Você vai precisar fazer um levantamento das contas que vai utilizar, tais como, saldo de caixa, bancos c/ movimento, clientes, moveis e utensílios, fornecedores, financiamentos, lucros e capital social.
D=CAIXA
C=BALANÇO DE ABERTURA
VR APURADO EM 01.01.2015

D=BANCOS C/ MOVIMENTO
C=BALANÇO DE ABERTURA

D=BALANÇO DE ABERTURA
C=FORNECEDORES

D=BALANÇO DE ABERTURA
C=FINANCIAMENTOS

a sim outra coisa, deixe para lançar a conta lucros acumulados no final, pois a diferença do ativo e o passivo certamente é sobra de lucros acumulados ou prejuizos ...

e assim por diante...
att
pereira.-
































Renan Alves Pereira

Renan Alves Pereira

Prata DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 8 anos Quinta-Feira | 2 junho 2016 | 00:21

Boa noite By Maia,

Vou te orientar da forma que eu entendo. Se eu estiver errado peço por gentileza que alguém me corrija. Considerando que essa empresa seja do Simples Nacional, o contador certamente enviou a DEFIS 2015. De acordo com o que ele lanço na Defis, voce irá jogar no saldo de abertura.



D - Caixa em

D - Saldo de mercadorias em

C - Valor do Capital Social da Empresa

C - Simples a recolher

C - FGTS a rec.

C - INSS a rec.

C - outros impostos a rec. caso houver...

C - Parcelamentos (voce devera ver quais os meses para tras que foi feito o parcelamento)

Se houver mais contas patrimoniais voce lança..

Com isso irá gerar uma diferença, caso for negativa lance D - Prejuizos acumulados, caso positiva lance Lucros Acumulados

Caso houver ainda duvidas me contate por email @Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.