x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 394

Inicio Empresa - Dif. Ativo X Passivo

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 08:33

Bom dia,
Estou com uma dúvida.
Tem uma empresa que iniciou em 1998, porém somente agora em 2015 iniciou a contabilidade. Se eu coloco todos os saldos iniciais, mesmo assim o meu ativo/ passivo fica com uma diferença +/- 1.000.000,00. Lancei esta diferença como lucros acumulados para "bater", porém esses lucros acumulados nunca poderei distribuir? porque não tenho comprovação de nada.

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 10:42

Na lei 4320/64 existe um artigo sobre superveniências e insubsistências, a lei é refente a contabilidade pública, mas esse tipo de lançamento é comumente usado em empresas privadas quando ocorrem variações patrimoniais sem condição de informar a origem no tempo correto.
Ao final, esse lançamentos refletirão no lucro ou prejuízo, e a partir daí integram os saldos normalmente, podendo ser destinados da mesma maneira que os demais saldos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.