x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 944

Apuração Contabilidade Trimestral Empresa Lucro Real

Daniele

Daniele

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 10:31

Bom dia.

Uma empresa, Lucro Real, prestadora de serviço, emite notas com retenção de IR e CS, teve um trimestre contábil encerrado com prejuízo, e o próximo com lucro.
Essa retenção fica acumulada?
Eu posso utilizar essa retenção de IR das notas do trimestre que foi encerrado com prejuízo, no trimestre que foi encerrado com lucro, para abater do valor do IR e CS a recolher?

Desde já agradeço,

Att,

Daniele

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 13:13

Boa tarde, o valor retido pode ser aproveitado agora que tem imposto a pagar. Não pode é compensar o prejuízo no trimestre anterior, já que sua apuração é trimestral.

Daniele

Daniele

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 16:36

Oi Cleiton, boa tarde.

Pelo que entendi então eu posso usar o valor retido de IR do trimestre anterior que fechou com prejuízo, mas não posso ter a dedução dos 30% referente o prejuízo desse trimestre, é isso?

E sobre a base de calculo da CSLL, eu posso deduzir o IR ou não?

Att,

Daniele

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 19:52

Boa noite, os 30% sim, é que algumas pessoas confundem a apuração anual com recolhimentos mensais, onde no caso poderia compensar tudo.
Quanto ao IR retido, pode ser compensado neste que vai pagar, aliás, de regra geral, com algumas poucas exceções, os tributos administrados pela receita podem ser compensados com quaisquer outros tributos administrados por ela.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.