x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 16.094

Planilha Centro de Custo

CELSO SANTIAGO

Celso Santiago

Iniciante DIVISÃO 4, Coordenador(a) Financeiro
há 8 anos Quinta-Feira | 12 maio 2016 | 14:05

Oi Elienay, somente para os centros de custos citados não é necessária uma planilha porque são poucas áreas, mas vou te dar algumas dicas para montar a estrutura de centro de custo:
1. Definir o organograma (hierarquia) da empresa;
2. Essa hierarquia pode ser chamada de níveis:
Nível 1 Diretoria
Nível 2 Gerência
Nível 3 Área
3. No seu exemplo é importante saber se:
. todos estão no mesmo nível?
. quem é subordinado a quem?
. existem filiais?
4. Exemplo se todos estiverem no mesmo nível e cada responsável tem somente uma área:
1001. RH
2001. Logística
3001. Financeiro
4001. Administrativo

À disposição,
Celso

Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 12 maio 2016 | 16:41

Olá.

temos uma empresa que trabalha com centro de custo, na nossa contabilidade é raro cliente pedir, esse cliente tem 5 operações, ele presta serviços em usinas então o centro de custo é classificado assim.

Operação Sapezal
1Desp Diretoria
2 Desp Operacional
3 Desp R.H
4 Receitas

E assim fazemos o centro de custo das outras 4 operações... não tem filial, é tudo pago e faturado para a matriz em SP.

um abraço.

Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"
CELSO SANTIAGO

Celso Santiago

Iniciante DIVISÃO 4, Coordenador(a) Financeiro
há 8 anos Quinta-Feira | 12 maio 2016 | 16:57

Bruno, não recomendo usar um centro de custo para cada grupo de despesa porque a idéia do centro de custo é ter um responsável por cada centro de custo ou grupo de centros de custos.
No seu exemplo o 2 Operacional pode ter várias áreas e vários responsáveis então teria necessidade de fazer outro tipo de controle para saber qual área foi responsável pelos gastos.

Abraços
Celso

Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 13 maio 2016 | 08:12

Bom dia Celso, tudo bem?

Então, mais exemplo, são 4 centros de custo, cada um é de uma operação em uma Usina, e cada operação tem um responsável, mais entendo a sua sugestão... acho que por ser operações que levam poucas despesas não optaram em fazer da forma que você disse, mais é uma sugestão muito boa caso o cliente tenha uma expansão no operacional, obrigado!


Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.