x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 492

Aumento de capital

Maria José da Silva Vidigal Pinto

Maria José da Silva Vidigal Pinto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 12 maio 2016 | 15:10

Prezados Senhores,
Boa tarde,
Tenho que aumentar o capital de uma empresa. Gostaria que tirassem a minha dúvida, pois é a primeira vez que faço.
Posso aumentar aleatoriamente ou tem algum cálculo especifico.
Desde já agradeço.

Gustavo Bandeira

Gustavo Bandeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 13 maio 2016 | 16:03

Boa tarde Maria José,

O Aumento de Capital pode ser realizado por qualquer valor desde que tenha lastro para tal registro.

Exemplos:
Aumento de Capital pelo sócio mediante depósito ou transferência bancária para a conta da empresa.
Utilização de Lucros Acumulados ou Reserva de Lucros para Aumento de Capital.

Atenciosamente,
Gustavo Bandeira

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 13 maio 2016 | 16:32

Boa tarde, Maria José.

Como bem lembrado por nosso caro amigo Gustavo Bandeira, é importantíssimo que existam documentos comprobatórios justificando esta operação (identificando a origem).
Não se esqueça de observar também as consequências que este aumento poderá acarretar na empresa em virtude das contribuições a sindicatos e também se a pessoa física (sócio) possui capacidade financeira suficiente para este investimento efetuado na PJ, visto que deverá ser mencionado na sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2017 - Ano Calendário 2016.

Rodrigo Fernando

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.