x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 697

financeiro x contabilidade

Cida Pereira

Cida Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Financeiro
há 8 anos Sexta-Feira | 13 maio 2016 | 10:32

Bom dia

Bom dia
Ontem ouvi dois estudantes de contabilidade, discutindo entre si e percebi então como fizemos as coisas tão automáticas e os sistemas que nos auxiliam nas tarefas nos ajudam ainda mais a não analisarmos certos pontos. E confesso me deu saudades dos tempos da contabilidade introdutória. Por isso vou expor e assim quem sabe discutirmos.
Est1- Se, estou no regime de competência. Ao receber a NF, vou dar entrada pela emissão da NF, dentro do mês, claro que há exceções , que não é o caso aqui.
Então no meu financeiro terei uma NF a pagar do fornecedor PX1 e na contabilidade terei na conta fornecedores esse PX1.
Ao efetuar o cheque para pagamento em 13/05 vou baixar no meu financeiro nessa data, e vou passar para contabilidade também o cheque. No meu financeiro o fornecedor está pago., Porém o cheque não foi compensado, então para controlar esses cheques, o financeiro controla em uma planilha “Cheques a compensar”, no final do mês concilia os extrato e repassa para a contabilidade. O que gerou a discussão foi que o contador (estudante2) somente vai lançar o cheque na contabilidade na data da compensação por ser regime de competência, então quer dizer que se o fornecedor levar um ano para descontar o cheque, a conta fornecedor jamais fechará com o contas a pagar do financeiro,? Porque o contador só vai lançar pelo extrato bancário? Estudante 1

Thamires Almeida

Thamires Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 13 maio 2016 | 10:51

Analisando a situação o pagamento de um fornecedor com cheque é um fato contábil, a conta está paga mas ainda não está liquidada porque o cheque não foi compensado correto? Eu levo em consideração o princípio da competência e da oportunidade, faço um lançamento de pagamento do fornecedor na data do cheque em contra partida com a conta cheques a compensar, e no momento que concilio o extrato e vejo a compensação faço o lançamento na data.
Ex: No dia 01/04/16 é emitido um cheque nº 22 de R$ 500,00 para o fornecedor ABC NF 1, no dia 13/05/16 o cheque é compensado no banco.

01/04/2016
D- Fornecedor ABC (Passivo) 500 Histórico: Pagamento ABC Nf 1 Cheque 22
C- Cheques a Compensar (Passivo) 500

13/05/16

D- Cheques a compensar (Passivo) 500 Histórico: Cheque compensado nº 22
C- Banco (ativo) 500

Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 13 maio 2016 | 11:22

Bom dia,

pelo que vi e entendo pouco de contabilidade, o contador 1 está correto...

o controle financeiro deve existir, mais esse cheque só pode ser lançado quando o mesmo for compensando, mesmo que tenha um acordo para ser compensado no fim do ano.

ao meu ver lançamentos assim podem ser feitos da seguinte maneira.

no recebimento

D- Fornecedores
C- Cheques a compensar

Quando compensar.

D- Cheques a compensar
C- Banco

o mesmo lançamento que a colega Thamires fez...

mais sobre a conciliação, Realmente não vai bater até o cheque compensar, porque o Extrato bancário precisa ser lançado na contabilidade corretamente...

Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"
Cida Pereira

Cida Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Financeiro
há 8 anos Sexta-Feira | 13 maio 2016 | 11:54

Olá

Sim é o que fizemos , mas nada impede que eu já baixe fornecedores x bc. já que exite um controle financeiro desses cheques as compensar, mesmo porque eu paguei o fornecedor se não houve a liquidação não foi por falta de pagamentos. Tudo bem que ai não entraria o principio da oportunidade, mas financeiramente para ver o saldo real do fluxo de cx. é necessário desconsiderar esse ch. para não correr o risco de deixar a conta bancária negativa. Geralmente o seu lançamento fizemos qd. trabalhamos em escritório de contabilidade , quem tem a contabilidade própria não usa os cheques a compensar. Na minha opinião as duas maneiras de efetuar o lançamentos estão coretos

Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 15:11

Cida, boa tarde
dois tópicos ai
primeiro vc lança a nf pela data de entrada e não pela data de emissão, pois ai vai bagunçar o seu estoque(mercadoria entra fisicamente em uma data e vc lança a nf em outra data). Ta errado.
segundo, pelos princípios contábeis o cheque que ainda nao caiu no extrato bancário devera ser contabilizado como CHEQUE EM TRANSITO.
Isto na contabilidade.
No financeiro ja é outro caso.
att
Pereira.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.