x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.657

Sobras do Exercicio

ANGENIRA PAMPLONA

Angenira Pamplona

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 14 maio 2016 | 10:41

Bom dia caros colegas!
Sou contadora em uma cooperativa de extrativismo, assumi a cadeira este ano, e me foi designada a missão de encontrar a solução para a conta de "Sobras Acumuladas", bem, o problema é o seguinte; ao longo da vida contábil da cooperativa nunca foi dado baixa nesta conta, apesar da destinação dela ser sempre votada na AGO para investimentos, o que foi devidamente feito, só não era dado baixa na conta, que só foi aumentando ao longo dos anos com a transferência do saldo da conta de "Sobras Liquidas do exercício", pois bem, minha pergunta é, alguém sabe qual tratamento contábil dou a esta conta? como realizo os lançamentos? visto que o valor já foi todo investido no imobilizado da empresa e não existe mas este valor físico.
Desde já agradeço a colaboração dos colegas

Angenira Pamplona
CRC/ACRE 002024/O
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 16 maio 2016 | 11:34

Argenira,
bom dia.

Causou-me estranheza a contabilidade (ou a falta dela) dessa cooperativa.
Não tente simplesmente fazer a contabilização sem que tenha amparos legais para tal.

Primeiramente, recorra ao estatuto para saber qual a destinação das sobras (Fates, Reservas, distribuição aos associados, etc), checando se tudo foi feito de acordo com o que foi estabelecido nas Assembleias.

Essa cooperativa foi auditada? possui Conselhos da Administração e Fiscal?

Dependendo das suas respostas, você não seria a profissional indicada para determinar o que fazer com essa saldo fictício, devendo antes, passar pelos segmentos hierárquicos (Auditoria Independente, Conselho da Administração e Conselho Fiscal), já que antes, há de se preservar os direitos dos associados.

Resumindo, há de se contatar o Conselho Fiscal para que tome as medidas cabíveis, já que é o colegiado com poderes para tal, inclusive para convocar assembleias.

Boa sorte na solução do imbróglio.

Não se exponha como profissional contábil sem cercar-se de todos os cuidados necessários, pois dá a entender que a contabilidade encontra-se com erros e os procedimentos obrigatórios por quem de direito, omissos.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
ANGENIRA PAMPLONA

Angenira Pamplona

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 09:37

Hugo, obrigada pela atenção.
A contabilidade é feita sim com transparência e dentro dos paramêntros fixados pelo estatuto, todas as reservas estatutarias sempre foram feitas, e sim possui conselhos fiscal e de administração.
A destinação das sobras era todo ano votado e decidido para investimento no imobilizado( o que foi feito) e usado como capital de giro.
a única coisa que não fizeram, foi dar baixa no BP na conta de sobras.

Angenira Pamplona
CRC/ACRE 002024/O
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 11:30

Angenira,
bom dia.

Sabemos que o montante das Sobras (Patrimônio Líquido) deveria ter sido alocada (transferida) para Reservas, (também do PL). Dessa última conta sairiam os recursos para compra do imobilizado.

Mesmo que intempestivamente faça esse ajuste (embasada nas atas onde constem as destinações das sobras), zera-se a conta de Sobras, mas surge a de Reserva.

O exercício que temos agora é saber: Debitando Reservas, qual conta credora a ser utilizada na contrapartida?

Vou analisar mais a fundo a questão e tendo alguma novidade, posto aqui.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.