x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.229

Plano de Contas

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 4 abril 2009 | 07:15

Elias

A princípio o plano de contas deve ser reestruturado e não mudado. Quando agente muda um plano de contas, de um Instituição que vem usando este plano, feri um dos Princípios Fundamentais da contabilidade - Princípio da Continuidade.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 4 abril 2009 | 07:52

Bom dia Elias, tudo beleza?

A princípio não. Veja bem, quando se trata de instituições possuidoras de Plano de Contas padronizados, como é o caso da ANS, CENEC dentre outras, somente elas podem fazer reformualações. Quando na entidade não existe uma padronização de seu Plano de Contas, podemos perfeitamente fazer o que você questiona, contando que seja sempre no inicio de um exercicio e nunca durante, pelo motivo tão bem colocado pelo nosso colega Messias.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Arnaldo Trindade

Arnaldo Trindade

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 11 fevereiro 2011 | 09:51

Prezados colegas, Muito me agrada conhecer essa ferramenta (que descobri ha pouco), pelo que vi trata-se de grande importância para a boa tecnica contábil e o desenvolvimento dessa ciência, Parabens ao idealizador e todos que participam.
Tenho um cliente que está iniciando uma implantação e quer porque quer mudar todo o plano de contas, o ano gerencial dele termina em junho e ele quer colocar um novo plano de contas já para 01 de julho, inicialmente dissemos que não era possivel pelas situações já colocadas (inclui as dificuldades do Sped, mesmo assim protemos verificar com mais apuro para depois respondermos). Na verdade o assunto ainda está em aberto, só pensando com calma com meus botões, entendo que é possivel sim mudar o plano de contas... Desde que se utilize um outro Sistema.
Abraços a todos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.