x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 559

Dúvida sobre Certificado Digital

Douglas

Douglas

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 11:22

Tenho uma dúvida sobre o certificado digital. Diz que o responsável por tudo que é feito no certificado digital é o dono da empresa. Pois bem, o contador solicita que eu envie o certificado para ele com a senha. A senha é a mesma para mim e para o contador. O contador faz tudo no meu nome? Qual é a segurança disso? Não seria melhor se houvesse um usuário e senha sendo que o contador tem um separado do dono da empresa?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 12:25

Douglas,

o certificado digital é de propriedade da empresa e de seu responsável legal.

o contador pode fazer uso de uma procuração eletrônica dada por você a ele. Com essa procuração ele poderá fazer consultas, entregar declarações, abrir processos e demais serviços na Receita Federal e em outros órgãos.

Recomendo alinhar com ele os procedimentos a serem feitos com o certificado digital e procuração eletrônica.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 14:06

Boa tarde,

Daniel, então quer dizer que existe duas opções, a arriscada que seria o contador ficar com o certificado e com senha e a mais segura, que seria a da procuração para o contador com o certificado da contabilidade ter acesso aos poderes do certificado da empresa contratante? é assim que funciona?


Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 14:22

Prezados,

Muito difícil uma empresa deixar o certificado digital com o próprio contador quando a contabilidade e terceirizada por escritórios, o correto e que a empresa faça uma procuração eletrônica para o certificado digital do contador, na procuração o empresario vai marca somente as opções que o contador ira precisar para executar as atividades voltado para sua empresa.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 15:04

Concordo com o Daniel,

mais também vai da confiança e credibilidade, aqui em nosso escritório temos uma pastinha com vários certificados e senha que fica aos cuidados do Legal, porém sempre tive essas duvidas, com o certificado o contador faz praticamente tudo na empresa do cidadão.

Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.