x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 366

imposto de renda pessoa física

JULIANA

Juliana

Iniciante DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Sexta-Feira | 3 junho 2016 | 14:58

Boa tarde!

Tenho sociedade em uma empresa junto com meu pai, entramos o ano de 2016 com uma situação financeira muito delicada, perdemos até mesmo a conta da empresa, com muitas dívidas, os pagamento das notas fiscais passaram a ser efetuado em minha conta bancária pessoa física, porém até o momento foi recebido por volta de 45 mil reais, portanto terei que declarar o imposto de renda no ano de 2017, como solucionar esse problema? Como comprovar que o valor recebido foi referente a notas fiscais da empresa (sei que o procedimento é errado)?

Miqueias Calebe Donde

Miqueias Calebe Donde

Ouro DIVISÃO 3, Consultor(a) Serviços
há 8 anos Sexta-Feira | 3 junho 2016 | 15:54

Boa tarde Juliana,

Esta é uma situação que como você já tem ciência deve ser evitada.

Neste caso especifico é interessante você já ir juntando copia dos documentos fiscais que deram origem a este recursos, bem como documentos que comprovam a impossibilidade de receber os mesmos em conta em nome da empresa.

Caso sua declaração em 2017 caia na malha fina, você já estará de posse dos documentos necessários para justificar a receita. A inexistência dos documentos para comprovar, pode aparentar "omissão de receita", gerando autuação e necessidade do pagamento de IR sobre os recebimentos.

Abraço,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.