x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 383

Pagamento de comissões via empresa terceira

Carlos Ckusmec

Carlos Ckusmec

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 14:07

Pessoal, boa tarde!

Trabalho em uma indústria multinacional e fui incumbido de desenhar um processo para pagamento de comissão para vendedores das revendas que representam minha indústria.
Pretendemos pagar R$100 Mi em comissão/recompensa para aproximadamente 4.000 vendedores em 2017 (alguns CLT das revendas, outros autônomos).
Já recebemos todos os dados de vendas e os cálculos estão todos redondinhos.
Gostaria de contratar uma empresa terceira para efetuar esses pagamentos - desde o processamento até a transferência bancária para a conta dos vendedores.
Quais são os custos envolvidos nesse tipo de transação? Já mapeei que a empresa terceira teria que reter 30% do montante de IRPF. Tem mais algo que eu tenho que levar em conta?
Existe alguma regulamentação específica para tal? Se possível fazer referência.
Supondo que eu pague 1% do montante total processado para a empresa terceira e ela me envia uma NF de serviços nesse valor, como justifico contabilmente os outros R$100 Mi, sendo que é a empresa terceira quem vai efetuar os pagamentos?

Obrigado!
Abs,
Carlos Ckusmec

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 10:36

Carlos, bom dia.

Lance como transferencia de valores para a empresa e o serviço dela seria uma despesa. Mais ou menos assim:

Valores das comissões repassadas:
D - Comissões
C - Banco (transferencia da conta da sua empresa para a conta da empresa terceira)

A despesa da comissão é sua, tem que constar no seu balanço e DRE. A diferença é que uma outra empresa vai realizar esses pagamentos para sua empresa.


Pelo custo do serviço
D - Serviços tomados (Vc pode criar uma conta mais específica)
C - Caixa/Banco

Att.,
Gisele

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.