x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.996

Marcas e patentes

lineia de lima izidoro

Lineia de Lima Izidoro

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 08:50


Alguém pode me ajudar na questão abaixo:

A empresa que trabalho tem várias solicitações de registros de patentes, porém ainda não tem nenhuma deferida. Segundo informações da área responsável por estas solicitações, algumas já tem alguma tempo, mas este processo é moroso.

Há alguns dias atrás nos perguntaram se as despesas com a solicitação de patente devem ser registradas no patrimônio/contabilidade. No meu entendimento estas despesas entram como despesas correntes, porque não tenho certeza se esta patente será deferida. A minha dúvida é quando for deferida e emitido o certificado e como registrar no intangível na conta de marca e patentes; ou somente poderemos cadastrar a patente quando compramos ela?

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 10:33

Bom dia Srª. Lineia de Lima Izidoro, tudo bem?

Primeiramente, aconselho a leitura do CPC 04 R1 - Ativo Intangível, a fim de clarear seus conhecimentos.

Sobre os valores pagos para solicitação do registro da patente temos:

Custo é o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outra contraprestação dada para adquirir um ativo na data da sua aquisição ou construção, ou ainda, se for o caso, o valor atribuído ao ativo quando inicialmente reconhecido de acordo com as disposições específicas de outro Pronunciamento como, por exemplo, o Pronunciamento Técnico CPC 10 – Pagamento Baseado em Ações.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.