x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.466

Dúvida no acerto do saldo bancário.

Mackilem Van Der Laan

Mackilem Van Der Laan

Iniciante DIVISÃO 1, Diretor(a) Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 14:57

Boa tarde pessoal,

eu preciso de ajuda pra saber quais contas contábeis eu utilizo para acertar o saldo inicial da conta bancos, neste caso eu estou no meio do exercício e troquei de software de forma que antes eu não tinha o plano de contas e agora eu preciso acertar isso no software novo.

Ex.: seria um lançamento de saldo inicial de 1000 reais na conta contábil do banco Itaú.

Obrigado

JULIANA

Juliana

Bronze DIVISÃO 5, Account Manager
há 8 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 16:28

Mesmo você não tendo o plano de contas no sistema antigo,o correto é fazer um DE/PARA do sistema antigo para o novo, adaptar as contas e deixar registrado isto, como uma forma de controle interno.Possivelmente você será questionado e terá um histórico de como foi adequado os lançamentos.
Verifica a contrapartida desses mil reais no sistema antigo faz um lançamento também para fechar com este saldo.Senão a contabilidade não vai ficar conciliada antes mesmo de você utilizar o sistema novo para o dia-a-dia.

Entra neste site,vai até a informação NBC TG – Geral->Normas Completas e baixa a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL (NBC T 1), que você terá uma noção melhor da escrituração contábil.

http://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?codigo=2008/001121




Espero ter ajudado.

Sds,
Juliana

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 19:06

oi, como sugestão cria-se no plano de contas uma conta transitória, p. ex.:

1. ativo
11. ativo circulante
111. *caixa e equivalentes de caixa
1111. banco Itaú c/c. xxx
...
2. passivo
21. passivo circulante
...
22. passivo não circulante
23. patrimônio líquido

contas de resultado
...

9. transitórias. << cria-se esse grupo após grupos e subgrupos das receitas, custos e despesas
91. transitórias
9111. transitórias
91111. implantação de saldos. << não parametrizar c/ o plano de contas referencial

debite: banco Itaú
credite: implantação de saldos
valor referente nossa implantação de saldo do banco Itaú
$ 1,000.00

boa noite e uma excelente semana p/ todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.