x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 89.281

MEI - Não encontro minha ocupação no site, o que fazer?

Matheus Barbosa de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Designer
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 12:49

Boa Tarde

Estou com uma dúvida, pretendo fazer o meu cadastro no MEI, porém não encontro minha profissão por lá, eu trabalho como artista 3D para games e o mais próximo que tem disso é TEC de informática, o que devo fazer?

Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 13:16

Boa tarde, Matheus Barbosa de Oliveira .
Caso a sua atividade nao esteja relacionada nas atividades do MEI, isso significa que voce nao esta enquadrado nas condições do programa.
Caso voce efetue um enquadramento incorreto de atividade e exerça atividade diferente do relacionado no cadastro, voce podera ser punido pelo Artigo 47 do Decreto Lei nº 3.688 de 03 de Outubro de 1941, que diz que exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por Lei está subordinado o seu exercício: Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis.

Então, caso voce queira se formalizar e sua atividade nao consta no MEI, voce deverá procurar um contador. O mesmo te direcionará para a melhor opção tributaria para formalização de sua atividade.

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves
Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 13:20

Boa tarde.

Matheus,

As atividades listadas no portal do empreendedor, são as atividades permitidas por Lei a se enquadrar como MEI.

O seu tipo de atividade enquadra-se no grupo 620 - ATIVIDADES DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO do CNAE, esse tipo de atividade não está dentro do MEI.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br

há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 13:29

Obrigado pela mensagem Patrícia,

Mas não tenho tempo pra ir ao um contador e discutir minha situação, por isso vim aqui no forúm pra tentar encontrar uma solução sem que eu precise ir ao contador, de qualquer forma obrigado pela resposta.

Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 13:35

Matheus Barbosa de Oliveira; no seu caso o contador é importante para orientação de uma tributação com menos impacto financeiro, que acho que seja o que esta buscando, querendo se formalizar como um MEI.
O contador também lhe orientará como proceder com sua empresa, quais decisões tomar e por qual caminho seguir neste Brasil dos impostos..

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves

há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 13:45

Boa tarde Vanderlei Montrezol,

Como trabalho de freelancer em casa, queria saber uma maneira mais tranquila de estar dentro da lei, sem burocracias, pelo que li o MEI seria ideal para mim, mas pelo visto não tem minha profissão lá como disse, então já que minha profissão se enquadra no CNAE, como devo proceder daqui em diante?

Percebeu que eu não sei nada disso , desculpe a ignorância e desde já obrigado pela ajuda.

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 13:53

Boa tarde,

Técnico em Edificações, Pode ser MEI Microempreendedor Individual - Caso não qual atividade que mais se enquadraria para poder aderir ao MEI.

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade