x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 8.034

Livros contábeis com alteração Razão social

Maria Cristina da Silva

Maria Cristina da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 23 abril 2009 | 11:52

Preciso imprimir e encadernar os livros contabeis de um cliente que teve sua razão social alterada durante o exercício. O que devo fazer, imprimir todo o livro com a nova razão social? imprimir uma parte com a razão antiga e outra com a nova? se tiver que imprimir com a antiga qual a data a ser considerada a data da alteração (31/10/2008) ou a data do registro na Junta (23/12/2008)?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 24 abril 2009 | 11:58

Preciso imprimir e encadernar os livros contabeis de um cliente que teve sua razão social alterada durante o exercício. O que devo fazer, imprimir todo o livro com a nova razão social? imprimir uma parte com a razão antiga e outra com a nova? se tiver que imprimir com a antiga qual a data a ser considerada a data da alteração (31/10/2008) ou a data do registro na Junta (23/12/2008)?

Bom dia Maria Cristina.

Não tenha dúvidas que deverá imprimir os livro com nova razão social, não há problemas algum quanto a isso.

Sds
...

Editado por Claudio Rufino em 24 de abril de 2009 às 11:58:53

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Arísio

Arísio

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 15 anos Domingo | 26 abril 2009 | 01:53

Minha pergunta ao Cláudio em cima da pergunta da colega é o seguinte até porque nunca passei mas não quer dizer que uma hora dessas eu também não venha passar pela mesma situação:

Veja bem Cláudio:

Ela não poderia imprimir com a razão social antiga e carimbar nesse livro afirmando que apartir da data tal a razão social mudou para a nova razão social.......

....A humildade é essencial para um excelente aprendizado...pois é vivendo e aprendendo..
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Domingo | 26 abril 2009 | 07:13

Claudio


Como a pergunta está dirigida a voce me permita tentar responder ao Arisio. Nada o impede de voce retificar ou ratificar minha resposta.

Arisio
Não sendo como o Claudio Rufino indicou, poderás encontrar problemas na Junta Comercial, haja vista que nos computadores da mesma não consta mais a razão social antiga. E tambem por uma questão de coerência, vamos supor que voce mudou, judicialmente, seu nome, inclusive no Banco com nova assinatura. Voce assina o cheque com asssinatura antiga ou com a nova?

Ela não poderia imprimir com a razão social antiga e carimbar nesse livro afirmando que apartir da data tal a razão social mudou para a nova razão social.......


Respondendo diretamente eu diaria não. Isto deve ser feito nas Notas Explicativas do fechamento do balanço que deve está inclusa na penultima página do diário.

Editado por M Messias Santos em 26 de abril de 2009 às 07:20:46

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.