x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.306

Doação PJ para PJ

Anna

Anna

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 17:15

Boa tarde,

Procurei por casos iguais mas não achei, também não sei se o âmbito em questão é Contábil ou Jurídico, de ante mão peço desculpas se estiver errada...

Tenho uma empresa de Lucro Presumido que esta trazendo a contabilidade externa para interna, empresa com mais de 30 anos. Essa contabilidade interna está fazendo o levanta mento de todos os Bens da empresa (o que não existe no BP atual) e, fará controle de tudo, porém a maioria dos ativos são muito antigas e não possuem NF. Nesse quesito, existe uma segunda empresa (sem movimentação e em processo de fechar) que emitiria essas NF´s de doação para a nova empresa (PJ de diferente sócios).
Minha dúvida é, a segunda empresa (a que esta fechando) pode emitir NF´s de doações para essa outra, sendo que , por serem ativos antigos alguns não possuem NF de entrada?

Agradeço imensamente ajuda

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 18:19

Esta operação desejada está cheia de problemas, vou citar apenas dois:

1- A antiga não pode emitir nota fiscal q não corresponda a uma efetiva saída de mercadorias ou bens. Como ela fará baixa de bens que não tem?

2- O recebimento de doações constitui uma receita, embota no lucro presumido não seja tributada, implicará em distribuição indevida dos sócios.

Faça o controle físico dos bens em controle à parte e deixe a contabilidade apenas com os registros já efetivados e comprovados.

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2016 | 14:54

Boa Tarde,
Sei que minha pergunta é estranha... mas seria uma alternativa para ajudar uma empresa.
Tenho uma empresa que o caixa esta muito alto, e outra esta fechando no vermelho, eu poderia fazer a doação de dinheiro para a outra empresa (mais uma não tem nada a ver com a outra - uma é confecção de roupas e outra é uma reciclagem), ambas no Simples Nacional.

Grata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.