x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 43.718

Como contabilizar contrato de seguro prestamista

Nonemar Vicentin de Oliveira

Nonemar Vicentin de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 10:30

Bom dia.

Meu cliente fez um emprestimo de capital de giro no banco no valor de R$ 20.000,00 (valor creditado na conta) e no mesmo dia fez um seguro prestamista com vigencia de 30 meses que foi pago em uma unica parcela atraves de boleto bancario.

Minha duvida é a seguinte:

- devo contabilizar esse seguro a apropriar no ativo e fazer a apropriacao mensal das parcelas como faço com os demais seguros ou posso lancar o valor total diretamente na despesa?

A empresa é do Simples.

Obrigada.

Nonemar Vicentin de Oliveira
Assist. Contabil
Americana/SP
Mateus Pereira

Mateus Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 11:43

Bom dia,

Seu raciocínio está correto, no entanto, atente-se ao fato de que a vigência seguro ultrapassa o fim do exercício seguinte!
Com isso, o lançamento a ser efetuado é o seguinte:

D- Despesa Ant. Seguros (ativo circulante)
D- Despesa Ant. Seguros (ativo realizável a longo prazo)
C- Banco c/ movimento

Faça os cálculos de quanto do seguro compreende até o fim do exercício seguinte, e quanto deste diz respeito a período posterior ao final do exercício seguinte, e lance-os respectivamente em suas contas, a curto (ativo circulante) e a longo prazo (Ativo Realizável a LP). Posteriormente, faça a apropriação à despesa de forma mensal. Ao fim do exercício, ajuste as contas de curto e longo prazo, de maneira que os saldos existentes nas mesmas sejam condizentes com a realidade àquela época.

Espero ter ajudado.

Mateus Pereira
Contador - CRC BA-042323/O
(77) 998162142
[email protected]
Marzetti Consultoria Empresarial:

Consultoria contábil; Implantação de sistemas de custeio industrial; Planejamento tributário; Perícias Judiciais e extrajudiciais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.