x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 422

Erro de lançamento de Exercício Anterior

ALAN JHONATAN

Alan Jhonatan

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 14:27

Boa tarde colegas será que alguém poderia me ajudar na seguinte questão?

Vamos lá!

Trabalho com condomínios então utilizo o Sistema BR Condomínio para contabilizar as receitas e as despesas dos mesmos.

As receitas são lançamentos automáticos pois o sistema é interligado diretamente com o banco e quando o banco reconhece o pagamento automaticamente nosso sistema lança na conta a respectiva receita.

Em um dos condomínios uma das contas foi finalizada, porém haviam alguns boletos dos condôminos que foram pagos posteriormente, como o banco reconhece que a conta foi finalizada ele credita em outra conta do condomínio. O problema é que o sistema reconhece o boleto pago na conta finalizada e gera um saldo positivo em uma conta que não existe mais e provavelmente essas receitas que entraram em função da conta estar inativa em uma outra conta ativa fica lançado como receita não identificada pois provavelmente não foram identificados na época em que houve a situação. Algumas dessas receitas o banco não deposita na conta do condomínio e eu não sei o motivo.

Uma parte dessas taxas foram devolvidas ao condomínio como "Tarifas Bancárias cobradas Indevidamente" eram taxas muito antigas e foram lançadas então como a nomenclatura evidenciava no Extrato. Entretanto, descobrimos agora que eram as taxas que o banco não repassou para o condomínio e o balancete era de Agosto/2015, quero fazer agora o ajuste para baixar o saldo da conta inativa e estou em dúvida de como devo proceder. Pois não posso simplesmente alterar o lançamento passado preciso criar um novo em que eu não interfira nos saldos passados e no sistema só é registrado RECEITA e DESPESA não é escriturado como empresas.

Se alguém puder me ajudar agradeço muito, desculpem o texto longo mas foi a melhor forma que encontrei para explicar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.