x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.103

Imobilização de Obra - Prédio

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 14:40

Boa tarde, Pessoal!

Uma empresa construiu uma sede, porém , contabilmente, nada foi feito até o momento. Há registros de todos gastos da obra, pois foram lançados diretamente como despesas da empresa (temos também todas as notas fiscais de compra e os comprovantes de pagamentos de cada uma delas).

Com a obra praticamente pronta, precisamos imobilizá-la. Como proceder nesta situação?

O que é necessário para promover a imobilização do patrimônio (prédio)?

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 14:53

Marcelo, boa tarde
Rapaz, vc. fez a maior confusão, nao poderia de forma alguma ter lançado como despesa. Os gastos na obra pertencem ao ativo, numa conta CONSTRUÇAO EM ANDAMENTO e no final da obra transferir para p ativo imobilizado EDIFICIOS OU EQUIVALENTE. No caso ai como vc lançou em conta errada inclusive alterando o resultado do exercício vc terá que refazer a sua contabilidade.
att
pereira

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 15:02

Boa tarde, José!

Na verdade lançamos na conta de construção em andamento, e não de despesas. Fiz uma pequena confusão ao redigir a pergunta.

Minha dúvida é de quais são os procedimentos contábeis-fiscais para imobilização/fechamento da obra.

Como foi algo iniciado pelo contador anterior, fiquei na duvida de quais são os procedimentos. Saberia me informa?

Obrigado pela ajuda!

Att,

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.