x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 778

Balanço fechado com somente NF de Serviços e Venda, cliente

Eliezer Mamede

Eliezer Mamede

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 27 julho 2016 | 19:45

Olá,
Tô com o seguinte problema: Tenho um cliente(empresa) que não me manda a documentação em dia, ou melhor não me manda mesmo. Até aí parece ser normal por que sempre enfrentamos isso, mas minha preocupação é a seguinte. quando eu vou fechar o balanço tenho apenas notas de Serviços e Vendas, ou seja, muita receita, praticamente nada de despesa e o caixa vai ficando com 1 milhão a cada ano, as despesas o cliente não manda, nem extrato e se recusa a mandar a documentação as vezes acho que por desorganização as vezes acho que é proposital.
O que posso fazer para garantir que eu não tenha problemas sob a responsabilidade dessa situação? Já peguei da empresa a carta de responsabilidade da administração, mas tô achando pouco.
Se alguém puder me ajudar, fico grato.

Paulo Ricardo de Freitas

Paulo Ricardo de Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 09:40

Bom Dia!

Provavelmente, pelo acima exposto, é empresa do Simples Nacional ou presumido.
Pelo fato de não haver um controle mais rigoroso sobre essas empresas, tornam por maus habitos desde o início não preocuparem com a documentação a ser enviada.
Pode ter certeza que quando começarem a enviar Sped, e a RFB tiver conhecimento destes 'caixas milionarios' das empresas Simples, eles irão começar a se preocupar.

Nesse caso, nem fecharia o balanço sem as informações necessárias, pois você sabe que a empresa tem as despesas basicas de sua manutenção, e fechar um balanço assim, você estaria se comprometendo e muito.

Resumindo, cliente complicado esse seu, reveja se vale a pena o risco, pelo honorário.

Att.

ANDRE XIMENES

Andre Ximenes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 09:52

Olá Eliezer,

Além do Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, exigido pela RESOLUÇÃO CFC Nº 1.457, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013, também deverá ser obtida pelo profissional da Contabilidade, anualmente, a Carta de Responsabilidade da Administração para o encerramento do exercício contábil.

Assim, você fica isento e não será responsabilizado por problemas no futuro.

Espero ter ajudado.

André Ximenes | Contador

"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.
Siddhartha Gautama - Buda"
Eliezer Mamede

Eliezer Mamede

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 2 agosto 2016 | 00:33

Boa Noite,

Então, Felipe, sim. Como exposto a cima já peguei a carta de responsabilidade da administração..., mas eu estou pensando em uma segurança a mais, pois como disse o Paulo Ricardo, ele nem fecharia o balanço..., essa situação na verdade acaba comprometendo o profissional contábil. A empresa é Lucro Presumido, aí veja só como fica o Contador assinando digitalmente a ECF, ECD. ..? Complexo isso. De já agradeço pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.