x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.485

Escrituração lucro real

Adilson Soares F. de Meira

Adilson Soares F. de Meira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 14:41

Prezados,

Boa tarde,

Gostaria de obter uma opinião de vocês: Estou fazenda a escrituração de uma empresa que acabara de optar pela sistemática do lucro real. Ocorre que ao deparar com os extratos bancários, verifiquei que há muita movimentação de cheques e o empresário não tem nenhum controle sobre. Pensei em verificar com o mesmo para solicitar junto a instituição bancária a emissão das cópias, pois só assim saberei para que realmente foram emitidos aqueles cheques. Vocês tem alguma sugestão? Só para lembrar que, esta empresa não era minha cliente e tentei várias vezes convencer aos sócios para adiar esta mudança de tributação, justamente para colocar a parte contábil em dia.

Desde já agradeço.

Robson Máximo

Robson Máximo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 16:36

Boa tarde Adilson,

Essa questão, é encontrado por 90% dos contabilistas. Supondo que você consiga as cópias dos cheques, cada pagamento tem que coincidir com a operacionalidade contábil da empresa, ex.: pagamento de fornecedor. Acontece que na maioria das vezes não será. Nesse caso, a maioria opta por lançar saque com cheque, ex.:
D - Caixa
C - Banco

Reforço que isso é uma sugestão, pois o certo (ou o sonho de todo contabilista) é que cada transação tenha sua comprovação fiscal. Lembrando que a legislação para o regime do Lucro Real é bem rigorosa, com multas pesadíssimas.


Att.:

Adilson Soares F. de Meira

Adilson Soares F. de Meira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 29 julho 2016 | 08:40

Bom dia Robson,

Realmente é um sonho de muitos contabilistas conseguirem as documentações completas para escriturar. Mas gostei da sua dica. Vou ver o que consigo fazer. Muito obrigado

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 29 julho 2016 | 10:53

Bom dia Srs.

Eu, particularmente, penso que é uma das situações mais recorrentes e enjoadas de se resolver. Se o cheque não tem destinação ou vinculação com alguma operação da empresa, existe a necessidade de registra-lo simplesmente para fechar o saldo da conta bancária? Devemos ser cautelosos, pois sabemos que os lançamentos sugeridos acima gerarão um aumento extraordinário do caixa da empresa piorando de vez a situação das demonstrações contábeis.

Creio que boa parte dos contabilistas não fazem ou nem sabem a definição de conciliação bancária, pensam que é o simples lançamento do extrato bancário sendo que vai muito além disto.

Eu não registraria a saída de valor por meio da compensação de um cheque sem contra-partida real, em outras palavras, não sacrificaria o saldo da conta Caixa. Por achar que é mais "fácil" justificar um valor de saldo bancário alto ao invés de justificar o saldo de Caixa.

Att.
Felipe R.



"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Adilson Soares F. de Meira

Adilson Soares F. de Meira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2016 | 15:10

Realmente é uma situação bem atrapalhada. Tem que pensar. Outra situação, já que estamos em discussão, alguém consegue conciliar os extratos de vendas de cartão com o recebimentos na contas bancárias? São valores também que não batem. No caso específico, estou tentado com extrato da Cielo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.