x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.147

Provisão a menor

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 17:24

Boa Noite,

No 4º trimestre de 2015 no IRPJ e CSLL acabei provisionando um valor de 800,00 sendo que na verdade o valor e 900, e em janeiro de 2016 eu contabilizei o pagamento de 900,00, paguei o valor correto, minha pergunta é eu preciso voltar ao ano de 2015 para fazer a provisão correta ou posso provisionar o que falta em 2016.

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 08:42

Bom dia Ivan,

No meu entendimento nenhuma das alternativas postas pelo senhor seria válida. Isso, por que, neste caso o mais correto seria registar um ajuste de exercícios anteriores, já que o aumento da provisão se caracteriza como aumento de despesa, porém esta despesa diz respeito ao exercício já encerrado (2015), e não ao exercício em curso (2016).

Pois bem, faça o seguinte:

D - Lucros Acumulados (patrimônio líquido)
C - IRPJ ou CSLL a pagar (passivo)
R$ 100,00 (diferença entre a provisão realizada e o correto)

Esse lançamento ocorre pelo fato de o lucro ora acumulado está a maior do que realmente seria se a provisão tivesse ocorrido da maneira correta.

Obs: Deixe o histórico bem claro sobre o motivo deste lançamento e ao qual exercício diz respeito


Espero ter ajudado.

Grato,

Mateus Pereira

Mateus Pereira
Contador - CRC BA-042323/O
(77) 998162142
[email protected]
Marzetti Consultoria Empresarial:

Consultoria contábil; Implantação de sistemas de custeio industrial; Planejamento tributário; Perícias Judiciais e extrajudiciais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.