x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.794

Contrato de mútuo - Utilização entre sociedade e não sócios?

Pedro Bastos

Pedro Bastos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 14:48

Boa tarde, gostaria de saber se o contrato de mútuo pode ser pactuado somente entre a empresa e os sócios ou se pode ocorrer entre a empresa e pessoas sem ligação com a mesma?

Por exemplo: Fulano que não tem ligação com a empresa A toma R$10.000 de empréstimo dessa empresa.

Eu poderia lançar como contrato de mútuo ou lançaria como empréstimos?

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 17:41

boa tarde !!

Contrato de mutuo pode ser pactuado entre empresa e qualquer pessoa física, e deverá ser registrado na conta de mútuos.

Sobre essa operação incidirá IRF e IOF.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Pedro Bastos

Pedro Bastos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 17:50

Muito bom. Obrigado pelo auxílio.

Eu posso pactuar um contrato de mútuo sem cobrança de juros, certo?

Existem diversas movimentações no extrato bancário com recebimento com nome de várias pessoas que não temos como localizar.
Lançarei como operações de mútuo para cada pessoa. Irei criar uma conta de mútuo para cada pessoa que identificar no extrato e formalizar um contrato ao fim do mês com os valores recebidos de cada pessoa. Um contrato para cada um, claro. Poderia fazer assim?

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2016 | 08:00

bom dia,

A forma de controle e contabilização esta correta, porém fazer esses contratos sem a incidência de juros acho arriscado, pelo fato que usualmente ninguém empresta dinheiro sem a cobrança de juros, podendo caracterizar alguma operação fraudulenta.

Se esses valores serão devolvidos pela empresa, você poderia lançar em adiantamento de clientes no passivo circulante, e fazer a baixa mediante a emissão de nota fiscal ou a devolução por parte da empresa.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.