x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.717

Nota Fiscal - Ordem de terceiros -Armazem Geral

Geovana

Geovana

Bronze DIVISÃO 1, Supervisor(a) Compras
há 7 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 15:39

Boa tarde Pessoal ,

Preciso da ajuda de vocês.

Sou responsável pelo setor compras de de uma empresa onde sua atividade principal é 47.29-6-99 Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente e estou com uma dúvida em relação a compra de um fornecedor:

Compro a parte de frango cujo fornecedor emite uma nota para a empresa que trabalho com CFOP 6105 , recebemos também uma nota de armazém geral com CFOP 5923 (Remessa de Mercadoria por conta e ordem de terceiros ) , no entanto , a contabilidade falou comigo o lançamento dessa nota é bem complicado..

Segue parte da mensagem :
Triangulação ? compra da empresa X para ser entregue por armazém Y ? se for isso tem que criar outro estoque para controlar isso, porque serão emitidas duas notas para a empresa, como não podemos colocar duas vezes no mesmo estoque porque dobra.

E pediu para ver se consigo evitar (RSRSRS), sendo que é o melhor preço de frango e não consegui entender porque dois estoques , já que é feita apenas a entrega de um item e acredito que possa está tendo uma certa confusão no entendimento do lançamento

Podem me ajudar ?



Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2016 | 12:19

Geovana

A questão de contabilização em dois estoques se dá pela necessidade da contabilidade de separar e controlar o que está fora da empresa (Estoque em Transito) e o que está disponivel para o comércio imediato (Mercadorias para Revenda)

Toda vez que você recebe a NF de armazenagem a contabilidade da entrada no estoque de Mercadorias em transito, e quando a mercadoria entra de fato (NF 6105) transfere-se para o estoque de mercadoria para revenda.

Porém realmente existe uma questão de processo neste tramite, pois a contabilidade teria que verificar sempre se a NF 6105 tem uma 5923 fazendo "parzinho" com ela (pois se não tiver a entrada é direta - sem transferencia) e isto realmente gasta um certo tempo no escritório - o que não justifica parar de fazer a operação mais barata necessariamente.

O que eu te sugiro é cotar com a contabilidade um aumento de honorários devido a este percalço e comparar com a diferença de preço entre os dois fornecedores de frango mais baratos e aí ver o que compensa mais.

Espero ter ajudado

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Geovana

Geovana

Bronze DIVISÃO 1, Supervisor(a) Compras
há 7 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2016 | 14:08

Rodrigo , boa tarde!

Obrigada pelo retorno , minha contabilidade é interna , não pago os honorários kkk
No entanto ,ainda surgiu uma dúvida : se as duas notas chegam juntas , ainda é necessário esse procedimento ? Pois não recebo uma nota e depois recebo a outra , no ato da entrega da mercadoria vem as duas notas fiscais e entendia que uma era apenas de transporte , sendo necessário o lançamento mais sem movimentação do material.

Att

Geovana

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2016 | 14:37

Geovana

O fato das duas NFs chegarem juntas não quer dizer que elas sempre estarão juntas, isto depende da organização que os documentos têm e do fluxo que cada um percorre dentro de sua empresa.

Não conheço o seu Depto Contabil e não sei se este é o unico obstaculo no processo por isso vou ficar lhe devendo esta resposta.

Creio que o melhor a fazer no caso é convocar uma reunião com os lideres do Depto Contabil e com algum supervisor geral, que seria a melhor pessoa para dar um norte ao processo. Exponha seus argumentos e deixe a contabilidade expor os dela, só assim vocês chegarão a um consenso que seja bom para ambos e principalmente para a empresa.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.