x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 559

Contabilização Bancária

ANDRÉ FINAZZI BRAIT

André Finazzi Brait

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 9 agosto 2016 | 12:23

Bom Dia!!

Estou prestando serviços para uma Administradora de Condomínios e um fato novo pra mim está ocorrendo. Quando a Administradora pega um Condomínio recém inaugurado, o mesmo ainda não possui Inscrição de CNPJ e consequentemente fica impossibilitado de abertura de uma conta corrente para suas movimentações financeiras. Pois bem, neste momento entra a Administradora com sua própria conta corrente, onde ela passa a receber as taxas condominiais e passa a efetuar também os pagamentos das despesas do Condomínio.
Toda esta movimentação financeira não faz parte da entradas e saídas da Administradora, com isso vem minha dúvida... como devo contabilizar isso para que estas transações não afetem meu resultado?

Fico muito agradecido com a ajuda!!!

André Brait

André Finazzi BRAIT
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 9 agosto 2016 | 13:37

André

Você pode contabilizar isto adotando o sistema de contas correntes, afinal é isto que está ocorrendo. A administradora funciona como se fosse um "banco", guardando o numerario e utilizando conforme as requisições do condominio.

Ficaria mais ou menos assim

Pelas saídas referentes ao Condominio X

D - Conta Corrente Condominio X (AC ou PC conforme o saldo predominante)
C - Caixa ou Bancos (AC)

Pelas entradas referentes ao Condominio X

D - Caixa ou Bancos (AC)
C - Conta Corrente Condominio X (AC ou PC conforme o saldo predominante)

Quando o condominio abrir a sua propria conta corrente, o eventual saldo que estiver nesta conta deverá ser repassado ao condominio.

Espero ter ajudado

Em caso de duvidas volte a postar

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.