x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.796

extinção de empresa com parcelamento do simples nacional

LUCIANO SILVEIRA

Luciano Silveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 9 agosto 2016 | 23:33

boa noite
pessoal
eu estou com duvida a respeito da contabilização da extinção da empresa, pois a mesma se encontra com um parcelamento do simples nacional em curso.
na receita federal já foi dada a baixa do cnpj e também sei que dividas do cnpj e transferida para o cpf do sócio
queria saber como eu contabilizo essa divida sendo transferida para o cpf do sócio.
ela possui os seguintes valores:
parcelamento do simples nacional R$ 80.000,00,
inss a pagar 12.000,00,
fgts a pagar 8.000,00,
capital social R$ 30.000,00,
prejuízos acumulados R$ 78.000,00

estoque R$ 50.000,00,
bancos R$ 0,00,
caixa R$ 2.000,00

alguém poderia me ajudar ou orientar a respeito dessa situação
deste já agradeço a atenção de todos


Mateus Pereira

Mateus Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 16 agosto 2016 | 17:26

Boa tarde Luciano,

Todos os passivos da empresa serão transferidos aos sócios, não só o valor do Parcelamento do Simples Nacional, isso não influencia nos lançamentos de encerramento. Ressalto, somente, a importância de que os históricos destes lançamentos sejam o mais detalhistas possível. Portanto, os lançamentos seriam como segue:

Pelo encerramento do Ativo:

D - Capital Social
C - Estoques
R$ 50.000,00

D - Capital Social
C - Caixa
R$ 2.000,00

Pelo encerramento do Passivo:

D - Parc. Simples Nac.
C - Capital Social
R$ 80.000,00

D - Inss a PG.
C - Capital Social
R$ 12.000,00

D - FGTS a PG.
C - Capital Social
R$ 8.000,00

D - Cap. Social
C - (-) Prej. Acumulados
R$ 78.000,00


Do mais, atente-se à elaboração do Distrato Social, fazendo-o de maneira mais detalhada possível, não deixando brechas à possíveis reclamações posteriores. Sugiro que leia o seguinte post https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/8744/encerramento-de-empresa/ mais especificamente as explicações muito bem feitas pelo colega Saulo Heusi.


Att.


Mateus Pereira

Mateus Pereira
Contador - CRC BA-042323/O
(77) 998162142
[email protected]
Marzetti Consultoria Empresarial:

Consultoria contábil; Implantação de sistemas de custeio industrial; Planejamento tributário; Perícias Judiciais e extrajudiciais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.