x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.409

Despesas de outros CNPJ pagos por uma só empresa

RODRIGO LOPES

Rodrigo Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2016 | 16:47

Boa tarde Colegas!
Ingressei em um novo escritório contábil, logo, ao averiguar a escrita contábil de 2016(até 06/2016) de uma empresa me deparei com a seguinte situação:

A empresa "A"(a qual estou fazendo a escrita contábil), está pagando via conta bancária, despesas como FGTS, INSS e outros de um MEI(em nome da esposa do sócio da empresa "A") e de um CEI(em nome do sócio da empresa "A")...

Enfim minha incerteza... posso lançar isso numa conta de 'Créditos com outras pessoas ligadas - AC' e cobrar tais valores para que tal situação fique legal???

Tenham uma boa tarde!

Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2016 | 10:22

Rodrigo, bom dia
Correto seu procedimento, entretanto, é necessário avisar ao cliente que ele nao pode continuar a realizar tal procedimento, ainda mais envolvendo partes interessada no assunto,.
att
Pereira.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2016 | 14:46

Boa tarde Jose Pereira de Souza !

Para uma empresa fazer parte de um Grupo Econômico é necessário seguir a Legislação, não basta apenas a pessoa física ser sócia ou titular de empresas, é necessário estar previsto em contrato, pois caso contrário cada empresa deve contabilizar somente o que realmente faz parte da atividade da empresa.
Se não houver amparo legal, caracteriza-se retirada dos sócios o montante de numerário utilizado para pagamento de contas alheias à empresa.

Sugiro ler as matérias no link abaixo:
clique aqui
e aqui

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.